Prefeitura de Sorriso promove projeto de robótica educacional em escolas públicas

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está realizando mais uma edição do projeto de robótica educacional em escolas públicas da rede de ensino. A primeira edição do projeto foi realizada em maio de 2020 e a meta é incluir mais escolas e alunos nessa aprendizagem.

Nesta etapa, cerca de 4000 alunos de seis escolas do ensino fundamental estão participando do projeto, que inclui o Centro Municipal de Educação Básica Sorriso (CMEB), Escola Municipal São Domingos, Escola Municipal Matilde Zanata, Escola Municipal Professora Geni Terezinha Forgiarini, Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva e Escola Municipal Caravágio.

Além dos alunos, os professores também recebem formação continuada através do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor). As aulas são ministradas três vezes por semana, com duração de quatro horas cada.

Segundo a especialista em novas tecnologias educacionais, Maria Cecilia Lira, a metodologia ativa de ensino faz com que os alunos aprendam e criem seus próprios projetos com os ensinamentos adquiridos durante as aulas. Ela destaca que o desempenho dos alunos tem sido excelente, e que a aposta é que daqui saiam grandes engenheiros e profissionais de robótica.

Alguns alunos e o professor Elder Soares estão recebendo treinamentos específicos no contra turno da escola, para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que terá duas etapas. Nesse campeonato, os alunos participam de uma competição regional, fazendo a simulação de um resgate com um robô que eles criam e desenvolvem a programação. Se passarem na etapa regional, vão para a segunda, nacional, em Salvador – Bahia.

A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, ressalta que a inclusão de robótica na educação é uma forma de estimular e aproveitar os recursos tecnológicos para o desenvolvimento de grandes projetos para o futuro. Ela salienta que o objetivo é aproximar ainda mais os alunos das novidades das ciências tecnológicas, preparando-os para o mercado de trabalho.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo