O Programa Tempo de Aprender tem por objetivo fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental.

Serão considerados critérios para a seleção de monitores: ser brasileiro; ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, no ato da inscrição; der Pedagogo ou, ter o Magistério Médio, ou estar cursando pedagogia ou outra licenciatura, ou ser licenciado em outras áreas; ter disponibilidade para dedicar-se ao programa e suas formações sempre com foco na aprendizagem do aluno; capacidade de manter o controle sobre o trabalho pedagógico em desenvolvimento nas turmas, ter sigilo e ética profissional, postura e comportamento adequado para a vaga, tendo comprometimento de acordo com as exigências da função.

Uma comissão foi criada pela Semec para a seleção, que será em única etapa classificatória e eliminatória, realizada por meio da análise de currículo e entrevista no ato da inscrição, cuja pontuação máxima será 10 (dez) pontos.

O resultado será divulgado no dia 18 de fevereiro de 2022, no Diário Oficial de Contas do TCE-MT e no site da Prefeitura Municipal de Sorriso – MT, www.sorriso.mt.gov.br e afixados nos murais do Paço Municipal, bem como da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e nos murais de cada unidade escolar, por ordem de classificação de cada unidade.

O Assistente de Alfabetização prestará serviço de natureza voluntária, devendo receber um ressarcimento de despesas por cada turma acompanhada; podendo acumular até oito turmas. Não há limite mínimo de turmas por assistente; dependendo da disponibilidade da escola.

Os voluntários selecionados e convocados terão o ressarcimento dos custos com alimentação e transporte arcado exclusivamente pelo Ministério da Educação, responsável direto pelo programa. O valor de cálculo é R5 150,00, por mês, por turma, com atendimento de 5 horas semanais, em cada uma.

Demais informações sobre o processo seletivo simplificado podem ser conferidas no edital, através do link: https://site.sorriso.mt.gov.br/storage/app/uploads/public/620/51a/bfe/62051abfedf62509732118.pdf.