Prefeitura de Sorriso segue com manutenção de vicinais

Para garantir um ir e vir seguro e confortável a quem trafega nos cerca de 2 mil quilômetros de estradas vicinais de Sorriso, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Transportes (Semtra) e sempre contando com o apoio dos produtores rurais, segue com o trabalho de manutenção nas estradas vicinais.

E, especialmente neste período do ano, ter estradas em condições adequadas é indispensável para o escoamento da safra de soja. É um tal de olhar pro céu, acompanhar a previsão do tempo, colocar a máquina pra colher (ou esperar a hora certa), que representa um alívio para os produtores  ter a certeza que da “porteira pra fora” o grão vai seguir seu destino.

Quem aposta na receita “terra + trabalho + semente + insumo+ clima = resultado” sabe que agilidade neste momento tão delicado é essencial.  Presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Felipetto mostra que o excesso de chuva nos últimos dias tem trazido consequências nada agradáveis aos produtores.

Segundo ele, da safra estimada em 2.160.000 toneladas, só deve ser alcançado o volume de  1.900.000 toneladas, uma quebra de 12%. Até agora, Sorriso já colheu metade de sua produção.  “Até semana passada estávamos com 20 dias de tempo firme e agora estamos há seis dias com chuva direto”, informa o líder setorial, reforçando que a previsão é que a chuva permaneça nos próximos dias. Além de muita água na hora de tirar o grão da lavoura, a quebra também pode ser justificada pelo registro de doenças e anomalias na produção, que está alcançando uma produtividade média de 55 sacas/ hectare.

“Sabemos que é um processo que exige muita precisão, agilidade e assertividade, por isso, estamos sempre atentos a pontos que podem gerar problemas em nossas estradas, reforçando que ter tempo firme também é necessário para podermos avançar com ações de manutenção”, destaca o secretário de Transportes do Município, Leonir Capitânio.

No mês de janeiro, informa o adjunto da pasta, Emerson Farias, a Semtra concentrou esforços em vários pontos, como as regiões do Barreiro, São Luiz Gonzaga, Vale do Verde e da MT – 404. Ao todo, foram distribuídas quase 200 cargas de cascalho e construídos três desaguadores para garantir o escoamento das águas pluviais sem danificar estradas. “Intensificamos as ações preventivas no ano passado, atuando no levantamento de estradas com problemas recorrentes em anos anteriores e seguimos em alerta para garantir que o produtor possa ter a segurança de estradas em boas condições em todos os períodos do ano, em especial agora”, acrescenta.

Veja também

Governador entrega casas do SER Família Habitação, asfalto novo e escrituras em Juara e Juína nesta sexta-feira (19)

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

Sorriso: em resgate inusitado Bombeiros retiram animal doméstico de árvore

ACES apresenta Pesquisa Destaque com mudanças e novidades para comemorar os 25 anos do Prêmio

Bebê de 5 meses morre em berçário de Várzea Grande após suspeita de traumatismo craniano

Servidoras que morreram em acidente na MT-249 serão sepultadas em Tapurah e Lucas do Rio Verde