Educação

Prefeitura e Câmara discutem gratuidade do transporte coletivo para alunos do IFMT

Por: Assessoria Prefeitura Publicado em 10/02/2021

Os secretários municipais de governo, Hilton Polesello e de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler participaram nesta manhã (10) de uma reunião com vereadores e com o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campus Sorriso, Claudir Von Dentz, para discutir a possiblidade de criação de uma lei municipal que autorize o transporte coletivo de forma gratuita aos alunos do ensino médio do Instituto.

De acordo com a secretária de Educação, esta é uma demanda apresentada pelo IFMT em 2019, quando da retomada do transporte coletivo pelo município. “Esse assunto já foi amplamente debatido no executivo e é de entendimento da administração municipal a necessidade de estender o benefício do transporte gratuito aos estudantes secundaristas. Desta forma estaremos ampliando a parceria com o Instituto e incentivando a formação profissional de nossos estudantes ”, explica Lúcia, ressaltando que esta também é uma reivindicação do vereador Marlon Zanella.

De acordo com o diretor, desde 2012 o IFMT oferta ensino médio no campus Sorriso, integrado ao ensino técnico, e desde lá tem instituído uma política de assistência estudantil com auxilio transporte para alunos carentes. “O campus têm absorvido essa despesa do transporte dos estudantes de acordo com o limite orçamentário. Estamos felizes porque o município compreendeu a importância desse benefício, viabilizando o transporte de maneira universal. Sem dúvida, este incentivo repercutirá diretamente na qualidade da formação profissional, impactando na diminuição da evasão escolar e contribuindo para a permanência e êxito dos estudantes nos cursos”, ressalta.

Enquete. Participe!

Em sua opinião, o município de Sorriso deveria montar leitos de UTI?