Prefeitura e Câmara discutem gratuidade do transporte coletivo para alunos do IFMT

Os secretários municipais de governo, Hilton Polesello e de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler participaram nesta manhã (10) de uma reunião com vereadores e com o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campus Sorriso, Claudir Von Dentz, para discutir a possiblidade de criação de uma lei municipal que autorize o transporte coletivo de forma gratuita aos alunos do ensino médio do Instituto.

De acordo com a secretária de Educação, esta é uma demanda apresentada pelo IFMT em 2019, quando da retomada do transporte coletivo pelo município. “Esse assunto já foi amplamente debatido no executivo e é de entendimento da administração municipal a necessidade de estender o benefício do transporte gratuito aos estudantes secundaristas. Desta forma estaremos ampliando a parceria com o Instituto e incentivando a formação profissional de nossos estudantes ”, explica Lúcia, ressaltando que esta também é uma reivindicação do vereador Marlon Zanella.

De acordo com o diretor, desde 2012 o IFMT oferta ensino médio no campus Sorriso, integrado ao ensino técnico, e desde lá tem instituído uma política de assistência estudantil com auxilio transporte para alunos carentes. “O campus têm absorvido essa despesa do transporte dos estudantes de acordo com o limite orçamentário. Estamos felizes porque o município compreendeu a importância desse benefício, viabilizando o transporte de maneira universal. Sem dúvida, este incentivo repercutirá diretamente na qualidade da formação profissional, impactando na diminuição da evasão escolar e contribuindo para a permanência e êxito dos estudantes nos cursos”, ressalta.

Veja também

Ministério Público de MT lança cartilha contra bullying e cyberbullying

“Ensino da Língua Inglesa na rede estadual de MT pode se tornar referência nacional e internacional”, diz pesquisador de Harvard

Governador anuncia aumento para profissionais da educação que atuam na alfabetização de adultos

Governador envia projeto para tornar obrigatório o uso de uniformes nas escolas estaduais

Governo de Mato Grosso regulamenta Programa de Escolas Estaduais Cívico-Militares

Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil em Sorriso fala sobre adaptação de alunos na volta às aulas