A partir de 24 de março, equipes da Energisa iniciarão a retirada de cabos de internet fixados na rede elétrica cujas operadoras não possuem projeto aprovado junto à concessionária. A ação faz parte da “Operação Cacicus”, coordenada pelo vice-prefeito Acacio Ambrosini, com acompanhamento do Procon e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF). O objetivo é regulamentar o uso das estruturas, prevenir acidentes e combater conexões clandestinas, conhecidas como “gatonet”.
Desde fevereiro, todas as operadoras de internet da cidade foram notificadas para se adequarem às normas. Agora, além da remoção de cabos em desuso ou instalados de forma irregular, também serão retirados aqueles de empresas sem aprovação formal. A ação está amparada pela Resolução Conjunta nº 4 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
Atualmente, apenas seis das 17 operadoras que atuam em Sorriso possuem autorização para utilizar os postes da rede elétrica. Caso as demais empresas não regularizem sua situação até segunda-feira, seus serviços de internet poderão ser impactados com a remoção dos cabos.
O Procon reforça que os consumidores podem denunciar qualquer violação dos seus direitos. O órgão oferece atendimento pelo WhatsApp (66) 99715-9078, pelo telefone (66) 3907-8014 e pelo Disque Denúncia 151. Também é possível buscar atendimento presencial no Ganha Tempo Central e na unidade da Zona Leste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo e-mail procon@sorriso.mt.gov.br.