Prefeitura e IFMT firmam parceria para a produção de abelhas sem ferrão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook

Uma parceria doce e atrativa como fonte de renda. Esse é o mote do trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Sorriso. E a gente conta agora porque usamos o “doce” tanto na retranca quanto no início desse parágrafo. É porque essa parceria busca difundir o conhecimento sobre a meliponicultura, que é a criação de abelhas nativas do Brasil, aquelas nossas abelhinhas chamadas popularmente de “sem ferrão”.

Isso mesmo. O Programa VitaMel, desenvolvido pela SAMA em parceria com IFMT Sorriso e o Projeto Cultivando Vida Sustentável está viabilizando a cooperação no segmento para incentivar a meliponicultura, a ideia é aumentar o número de produtores locais.

O responsável pelo VitaMel, Niki Nelson Antonietti, frisa que as abelhas sem ferrão já existiam no país antes que espécie a Apis – a do ferrão; fosse introduzida. “Essas abelhas, da meliponicultura, tem como característica a presença de um ferrão atrofiado que não utilizam para a defesa”; explica.

Nelson também destaca que essa é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da preservação do bioma local e das populações de abelhas nativas. “Esse é um trabalho de campo e que será respaldado por um trabalho de pesquisa técnica que ficará à cargo do IFMT”, salienta. “Enquanto isso, nós iremos continuar atuando na captura/remoção de enxames de abelhas nativas e difusão da meliponicultura como atividade econômica e sustentável em propriedades rurais em nosso Município”, completa.

E quem quiser saber um pouco mais sobre essa técnica ou iniciar uma produção pode procurar diretamente a SAMA. A Secretaria atende das 7 às 13 horas na Rua Marechal Cândido Rondon ou ainda ligar no telefone 3545-8353. Outra opção é buscar informações no Campus do IFMT, localizado no bairro Santa Clara.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

515x380_dca10991e61a94e8a278964c2c017751

Onda de frio pode fazer temperatura cair para 9 graus em Sorriso na próxima semana

cobra

Cobra cascavel com duas cabeças que teria sido encontrada em MT não seria real, segundo biólogo

garcia neto_ MEV-2043

Estado assina parceria com ABNT para a certificação de empresas “carbono neutro” de Mato Grosso

GCF_ MEV-1965 (1)

Estados da Amazônia Legal planejam ações integradas de combate a crimes ambientais

11051650_Elefantas-

Elefantas vindas da Argentina chegam a santuário em Mato Grosso nesta quinta (12)

Reunião do GCF Task Force

Mato Grosso apresenta técnicas de combate ao desmatamento ilegal para estados da Amazônia