Prefeitura e IFMT firmam parceria para a produção de abelhas sem ferrão

Uma parceria doce e atrativa como fonte de renda. Esse é o mote do trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Sorriso. E a gente conta agora porque usamos o “doce” tanto na retranca quanto no início desse parágrafo. É porque essa parceria busca difundir o conhecimento sobre a meliponicultura, que é a criação de abelhas nativas do Brasil, aquelas nossas abelhinhas chamadas popularmente de “sem ferrão”.

Isso mesmo. O Programa VitaMel, desenvolvido pela SAMA em parceria com IFMT Sorriso e o Projeto Cultivando Vida Sustentável está viabilizando a cooperação no segmento para incentivar a meliponicultura, a ideia é aumentar o número de produtores locais.

O responsável pelo VitaMel, Niki Nelson Antonietti, frisa que as abelhas sem ferrão já existiam no país antes que espécie a Apis – a do ferrão; fosse introduzida. “Essas abelhas, da meliponicultura, tem como característica a presença de um ferrão atrofiado que não utilizam para a defesa”; explica.

Nelson também destaca que essa é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da preservação do bioma local e das populações de abelhas nativas. “Esse é um trabalho de campo e que será respaldado por um trabalho de pesquisa técnica que ficará à cargo do IFMT”, salienta. “Enquanto isso, nós iremos continuar atuando na captura/remoção de enxames de abelhas nativas e difusão da meliponicultura como atividade econômica e sustentável em propriedades rurais em nosso Município”, completa.

E quem quiser saber um pouco mais sobre essa técnica ou iniciar uma produção pode procurar diretamente a SAMA. A Secretaria atende das 7 às 13 horas na Rua Marechal Cândido Rondon ou ainda ligar no telefone 3545-8353. Outra opção é buscar informações no Campus do IFMT, localizado no bairro Santa Clara.

Veja também

Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas no primeiro semestre de 2025

Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios no norte de MT

Uso do fogo no Cerrado e na Amazônia está proibido a partir desta terça-feira (1º) em MT

Sema lança Sistema de Logística Reversa e estima alcançar mais de 200 mil empresas em MT

Sema lançará Sistema de Logística Reversa nesta segunda-feira (30)

Governo do Estado instala Sala de Situação em Poconé para combater incêndios no Pantanal