Você já se perguntou quanto custa uma oportunidade? Se essa é uma dúvida persistente e que vive martelando aí na sua cabeça, chegou o momento de desvendar esse “novelo de ideias”! para isso, basta clicar nesse link e participar de um curso específico para capacitar empreendedores em geral interessados em ampliar seus canais de vendas e participar de licitações públicas.
Agora, se você acha difícil vender para órgãos públicos porque são muitos documentos para apresentar, como certidões negativas de débitos e outros; tente analisar outros dados. Veja: só em 2021 a Prefeitura de Sorriso investiu R$ 524.748.914,36 na aquisição de produtos; desse total, cerca de 35% ou seja, R$ 157.424.674,30, foram adquiridos de micro e pequenas empresas. Contudo, apenas 19% desse total, isso é, R$ 99.702.293,72, tiveram como fontes MPE’s sorrisenses; o que, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, causa espanto e precisa ser corrigido.
“Essa diferença no percentual é muito grande; nós fizemos um levantamento junto aos empresários locais e ouvimos que eles consideram muito complicado participar; acham que há necessidade de apresentar muitos documentos e que há falta de conhecimento em como participar”, detalha Cláudio.
E é pensando em sanar essas dúvidas todas que a Prefeitura de Sorriso oferta pelo Programa Cidades Empreendedoras Sustentáveis/Fomenta Sorriso o curso “Quanto custa uma oportunidade”. A formação é em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e será ministrada pelo facilitador Júlio Henrique Prior. Estão previstas duas turmas com aulas entre os dias 13 a 17 de junho para o primeiro grupo e de 11 a 15 de julho para o segundo grupo. O curso será no período noturno, das 19 às 22 horas com vagas limitadas a 25 empresas por turma. Cada empresa poderá inscrever um participante por edição. As empresas participantes também irão receber duas horas de consultoria sobre a temática. O curso é totalmente gratuito.
“É uma oportunidade para desmistificar essa “crença” errônea de que vender para a Prefeitura é difícil, é complicado”, frisa Cláudio. “Para vender para órgãos públicos somente é necessário estar em dia com a tributação e participar das licitações; e a grande vantagem de vender para o governo, quer seja municipal, estadual ou federal, é que ele é bom pagador”, finaliza o secretário.
Serviço:
O que: Como vender para o Poder Público
Público alvo: Microempreendedor Individual, Micro e Pequenas Empresas.
Inscreva-se aqui!
Carga horária: 12 horas.
Obs. Cada empresa terá direito a duas horas de consultoria.
Conteúdo programático:
– Fases da licitação e suas modalidades;
– Principais casos de inabilitação de fornecedores em Processos Licitatórios;
– Licitações exclusivas para Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais;
– Dispensa de licitação, forma de vender sem licitação;
– Licitações eletrônicas na prática;
– Vantagens de vender para o Poder Público.
Datas previstas:
• 1ª Turma: 13/06 a 17/06/2022
• 2ª Turma: 11/07 a 15/07/2022
Horário: 19horas às 22horas
Investimento: gratuito
Evento realizado pelo Programa Cidades Empreendedoras e Sustentáveis