Já na região bem próxima ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Domingos, o total que está sendo investido para dar fim à erosão do local é de R$ 1.301.141. Para conter a força da água das chuvas nos 9,6 mil m², estão sendo instalados 260 tubos de concreto de 1,5 m de diâmetro e 286 tubos de 0,8 m; 2 caixas de passagem de 4m x 4m; 2 caixas de passagem de 1,3m x 1,3m e 1 caixa de passagem de 8m x 5m. Já o dissipador neste local será de 8m x 5m.  Assim como na ação do São José, o valor final do empreendimento engloba os custos com maquinário, mão-de-obra e, neste caso específico, ainda com a implantação de base em concreto armado para os tubos.

Titular da pasta, Milton Geller destaca que a execução desta obra já integrava o planejamento da Prefeitura e o trabalho tem sido intenso para acelerar o processo e garantir que a estrutura esteja finalizada antes do período mais intenso das chuvas. “É uma intervenção que estava sendo avaliada e discutida em várias frentes, e, inclusive, destacamos o papel da Câmara de Vereadores que também nos ajudou neste processo”.

Mais que transformar a paisagem, que era marcada pela erosão e pelo acúmulo de resíduos depositados pela população, a ação vai garantir novos espaços de convivência. No São Domingos, por exemplo, um campo sintético vai permitir a prática esportiva e a diversão de atletas de todas as idades. Já no São José, a área, que já fica pertinho de um campo sintético, vai se tornar um espaço de convivência, com estrutura  para que as famílias possam sentar, conversar e viver bons momentos.

“Esta ação de infraestrutura também traz impactos positivos à saúde e à segurança pública, visto que nem insetos, nem animais peçonhentos e nem pessoas dispostas a cometer alguma ação criminosa terão mais abrigo nestes locais”, pontua o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.