Prefeitura já mapeou situação dos atingidos pela chuva

Por meio da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), a Prefeitura de Sorriso já concluiu o levantamento dos danos causados pela chuva nas ruas Mamoré e Tapajós, no Bairro Vila Bela. Ao todo, 13 residências foram invadidas pela água da forte e constante chuva, trazendo prejuízos a 20 famílias sorrisenses.

De acordo com os dados disponibilizados pela estação meteorológica instalada no campus de Sorriso do IFMT, localizado no Bairro Santa Clara, da meia noite até às 7h da manhã, foram registrados 59,2 mm chuva. Ampliando-se a análise para 24 horas, das 10h30 de ontem para as 10h30 de hoje, o índice pluviométrico foi de 70,4 mm. No entanto, em outros pontos, como na região do São Domingos, foram registrados até 130 mm.

Ao mesmo tempo que equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos agiam para contribuir na limpeza para retirar móveis e eletrodomésticos destruídos, assim como os restos de um muro que cedeu com a força da água, equipes da Assistência Social já se mobilizaram para garantir o atendimento às famílias.

De acordo com a pasta, não é necessário que as pessoas doem comida, visto que a Assistência já providenciou. No entanto, itens como roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, roupas de cama, mesa e banho e colchões são muito bem-vindos neste momento.

Vale lembrar que a Secretaria de Assistência Social mantém o Armazém Social para ajudar famílias em situação de necessidade, como agora. Além destes itens, no Armazém também podem ser doadas sobras de materiais de construção.

O estoque que estava disponível foi todo destinado a estas famílias e quem quiser contribuir pode levar as doações diretamente ao Armazém, que fica ao lado do Cras São Domingos, na rua Santa Luzia. Também é possível solicitar que uma equipe busque as doações. Para tanto, basta entrar em contato pelo número 150, que pode ser acionado gratuitamente das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

A Prefeitura chegou a organizar um local para abrigar as famílias atingidas, mas os próprios moradores decidiram voltar para suas casas, visto que não sofreram danos em suas estruturas por conta da chuva, a não ser o alagamento temporário.

Além da limpeza no local, a Secretaria de Obras também fez a desobstrução das bocas de lobo. No entanto, para resolver definitivamente o problema, há a necessidade de intervenção em toda a rede de drenagem da região, ação que demanda mais tempo e que vem sendo feita, gradativamente, em vários pontos da cidade, como nos bairros São Domingos e São José.

A Prefeitura de Sorriso lamenta o ocorrido e reforça que está somando esforços para que situações assim não voltem a se repetir. Ao mesmo tempo, se solidariza às famílias atingidas e agradece  a empatia e a solidariedade da população sorrisense.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital