Prêmio reconhece atuação do MP no combate à violência contra a mulher

Com 7 votos a favor do seu nome, a promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Lindinalva Correia Rodrigues será contemplada pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos da Mulher (CEDM-MT) com o Prêmio Estadual Ruth Marques Corrêa da Costa, na categoria “Personalidade Homenageada em Vida”. A honraria reconhece sua atuação no enfrentamento à violência doméstica e familiar, sendo a primeira promotora de Justiça a aplicar a Lei Maria da Penha no Brasil. Também receberá a premiação, nessa categoria, a primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes.

A premiação, que está em sua 9ª edição, será entregue durante o encerramento do evento alusivo à campanha “Agosto Lilás”, no dia 27 de agosto (terça-feira), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Na categoria ‘In Memoriam’, Elizabeth Aracy Rondon Amarante será reconhecida por sua dedicação às causas indígenas.

Além da premiação, a promotora de Justiça ministrará uma palestra. A programação contará com as participações da presidente nacional da União Brasileira de Mulheres, Vanja Andrea Santos; da assistente social e membro do Instituto de Mulheres Resignadas – INAMUR, Rafaela Damasceno, e da delegada titular da Delegacia Especializada da Defesa da Mulher em Cuiabá, Judá Marcondes.

AGOSTO LILÁS – A campanha “Agosto Lilás” foi criada para intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e garantir mecanismos específicos de combate à violência, além de promover serviços especializados para atendimento às vítimas e os meios de denúncia disponíveis.

Veja também

Fadiga dos pilotos pode ter contribuído para queda de avião da Voepass em 2024, aponta MTE

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação