Preocupação com a safra: presidente do Sindicato Rural de Sorriso alerta para prejuízos devido à seca

O produtor rural e empresário Sadi Beledelli, presidente do Sindicato Rural de Sorriso, expressou séria preocupação com os desafios enfrentados pelos agricultores da região devido à escassez de chuvas durante a safra 23/24. Beledelli destacou em entrevista à Sorriso FM, que a safra anterior, plantada em 2022 e colhida em 2023, foi excepcionalmente boa em termos de produtividade, tanto para o milho quanto para a soja. No entanto, a atual safra enfrenta um cenário crítico de seca, com chuvas esparsas, o que poderá resultar em grandes prejuízos para os produtores locais.

“A safra plantada em 2022 e colhida em 2023 foi muito boa, tanto na produtividade do milho quanto da soja, foram excelentes. Em contrapartida agora na safra 23/24 temos todo este período de seca, praticamente sem chuvas, só chuvas esparsas e isso deverá gerar grande prejuízo para os produtores”, alertou Beledelli.

Diante desses desafios, o presidente do Sindicato Rural ressaltou a importância da representação de classe na defesa dos interesses dos produtores junto às autoridades competentes. Ele enfatizou os esforços do sindicato em levar as demandas dos agricultores para a federação e órgãos públicos, buscando apoio especialmente no plano safra, que, embora abaixo das expectativas, foi considerado o melhor possível.

“Temos feito o melhor possível, no sentido de levar as demandas dos produtores rurais para nossa federação e para os órgãos públicos bem como no plano safra, que embora tenha vindo um pouco abaixo do esperada, foi feito o melhor possível. A representatividade é importante e que cada vez mais os produtores estejam juntos”, afirmou Beledelli.

Olhando para o futuro, o presidente do sindicato antecipou uma queda na produção para o ano de 2024. Ele explicou que as lavouras foram plantadas a partir de outubro, mas, em algumas regiões, as chuvas foram escassas a partir de novembro. Alguns produtores, preocupados com o desenvolvimento das plantas, estão antecipando a colheita em 20 a 25 dias, resultando em uma produtividade estimada entre 10 a 20 sacas.

Um pedido por chuva foi parte integrante das mensagens de boas festas de Beledelli: “Desejamos um feliz Natal e que 2024 seja próspero para todos. E vamos rezar e pedir a Deus que esta chuva chegue o quanto antes para nossa região, não só para amenizar os prejuízos do produtor, mas para todos”, concluiu.

 

Veja também

Maristela Zanatta fala sobre a campanha “Faça Bonito” em entrevista à Sorriso FM

Biomédico Edson Morbach fala sobre benefícios dos medicamentos fitoterápicos

Exportações do agro batem recorde e atingem US$ 15,24 bilhões em abril

Sorriso: veículo utilizado em homicídio no bairro São José é apreendido e mulher é conduzida para a delegacia

Sorriso: jovem é executado com pelo menos três tiros no bairro São Mateus

Sorriso: jovem é atingido por dez disparos de arma de fogo em troca de tiros no São José (atualizada)