Preocupação com a safra: presidente do Sindicato Rural de Sorriso alerta para prejuízos devido à seca

O produtor rural e empresário Sadi Beledelli, presidente do Sindicato Rural de Sorriso, expressou séria preocupação com os desafios enfrentados pelos agricultores da região devido à escassez de chuvas durante a safra 23/24. Beledelli destacou em entrevista à Sorriso FM, que a safra anterior, plantada em 2022 e colhida em 2023, foi excepcionalmente boa em termos de produtividade, tanto para o milho quanto para a soja. No entanto, a atual safra enfrenta um cenário crítico de seca, com chuvas esparsas, o que poderá resultar em grandes prejuízos para os produtores locais.

“A safra plantada em 2022 e colhida em 2023 foi muito boa, tanto na produtividade do milho quanto da soja, foram excelentes. Em contrapartida agora na safra 23/24 temos todo este período de seca, praticamente sem chuvas, só chuvas esparsas e isso deverá gerar grande prejuízo para os produtores”, alertou Beledelli.

Diante desses desafios, o presidente do Sindicato Rural ressaltou a importância da representação de classe na defesa dos interesses dos produtores junto às autoridades competentes. Ele enfatizou os esforços do sindicato em levar as demandas dos agricultores para a federação e órgãos públicos, buscando apoio especialmente no plano safra, que, embora abaixo das expectativas, foi considerado o melhor possível.

“Temos feito o melhor possível, no sentido de levar as demandas dos produtores rurais para nossa federação e para os órgãos públicos bem como no plano safra, que embora tenha vindo um pouco abaixo do esperada, foi feito o melhor possível. A representatividade é importante e que cada vez mais os produtores estejam juntos”, afirmou Beledelli.

Olhando para o futuro, o presidente do sindicato antecipou uma queda na produção para o ano de 2024. Ele explicou que as lavouras foram plantadas a partir de outubro, mas, em algumas regiões, as chuvas foram escassas a partir de novembro. Alguns produtores, preocupados com o desenvolvimento das plantas, estão antecipando a colheita em 20 a 25 dias, resultando em uma produtividade estimada entre 10 a 20 sacas.

Um pedido por chuva foi parte integrante das mensagens de boas festas de Beledelli: “Desejamos um feliz Natal e que 2024 seja próspero para todos. E vamos rezar e pedir a Deus que esta chuva chegue o quanto antes para nossa região, não só para amenizar os prejuízos do produtor, mas para todos”, concluiu.

 

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade