Presidente da Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar ministra curso para vigias em Sorriso

Na manhã desta sexta-feira (14 de abril), o tenente-coronel Ilton Botelho, presidente da Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar, ministrou um curso de capacitação para os vigias que estão passando a compor o quadro funcional das 38 unidades escolares da rede municipal em Sorriso. O objetivo do curso é estabelecer protocolos e orientar as condutas dos vigias em relação à segurança escolar.

A abertura do treinamento contou com a presença de representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, que destacaram a importância da colaboração de todos os setores da sociedade para a promoção da segurança nas escolas. O prefeito Ari Lafin destacou a importância do trabalho integrado entre os poderes Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, da sociedade civil organizada e da imprensa.

O curso de capacitação para os vigias é apenas a primeira etapa do processo de criação do Plano Municipal de Segurança Escolar, que será contínuo, segundo Botelho. Durante a formação, os vigias aprenderam sobre como agir dentro de um plano de segurança escolar e como manusear equipamentos detectores de metal, que serão adquiridos para integrar a rotina de acesso às unidades escolares.

Além disso, o tema “escola mais segura, pais mais tranquilos e aluno em sala de aula” também fez parte de duas reuniões realizadas na quinta-feira (13 de abril). Uma reunião na Prefeitura alinhou questões relacionadas ao monitoramento escolar, enquanto outra na sede do Ministério Público (MP) criou uma rede de proteção à escola nos moldes das redes já existentes para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência contra mulheres.

A Comissão pretende criar um canal de comunicação para auxiliar gestores escolares na tomada de medidas efetivas e eficazes para o acompanhamento de denúncias, assim como a pronta disponibilização das forças de segurança, caso necessário. A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, destacou que o ambiente escolar deve ser de paz, união e tranquilidade para que possa fluir o processo de ensino-aprendizagem.

 

Programa Estação Sicredi

galeria de imagens

Veja também

Seciteci divulga edital para banco de instrutores de cursos profissionalizantes em diversas áreas

MEC Livros: biblioteca digital já tem mais de meio milhão de usuários

Seduc publica nova edição do manual das escolas cívico-militares

Correção de dados do Censo Escolar 2026 termina nesta segunda-feira (20)

Poeta Bráulio Bessa abre Feira do Livro e o V Fórum Municipal de Cultura em Sorriso

Inscrições para pós-graduação em educação de alunos com autismo se encerram nesta quarta-feira (15)