Presidente da Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar ministra curso para vigias em Sorriso

Na manhã desta sexta-feira (14 de abril), o tenente-coronel Ilton Botelho, presidente da Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar, ministrou um curso de capacitação para os vigias que estão passando a compor o quadro funcional das 38 unidades escolares da rede municipal em Sorriso. O objetivo do curso é estabelecer protocolos e orientar as condutas dos vigias em relação à segurança escolar.

A abertura do treinamento contou com a presença de representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, que destacaram a importância da colaboração de todos os setores da sociedade para a promoção da segurança nas escolas. O prefeito Ari Lafin destacou a importância do trabalho integrado entre os poderes Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, da sociedade civil organizada e da imprensa.

O curso de capacitação para os vigias é apenas a primeira etapa do processo de criação do Plano Municipal de Segurança Escolar, que será contínuo, segundo Botelho. Durante a formação, os vigias aprenderam sobre como agir dentro de um plano de segurança escolar e como manusear equipamentos detectores de metal, que serão adquiridos para integrar a rotina de acesso às unidades escolares.

Além disso, o tema “escola mais segura, pais mais tranquilos e aluno em sala de aula” também fez parte de duas reuniões realizadas na quinta-feira (13 de abril). Uma reunião na Prefeitura alinhou questões relacionadas ao monitoramento escolar, enquanto outra na sede do Ministério Público (MP) criou uma rede de proteção à escola nos moldes das redes já existentes para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência contra mulheres.

A Comissão pretende criar um canal de comunicação para auxiliar gestores escolares na tomada de medidas efetivas e eficazes para o acompanhamento de denúncias, assim como a pronta disponibilização das forças de segurança, caso necessário. A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, destacou que o ambiente escolar deve ser de paz, união e tranquilidade para que possa fluir o processo de ensino-aprendizagem.

 

galeria de imagens

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo