Presidente da Rota do Oeste destaca importância do fornecimento de gás para o empreendimento

O presidente da Rota do Oeste, Gilmar Meneghini, afirmou que as medidas tomadas pelo Governo de Mato Grosso foram fundamentais para o lançamento do “Caminhão a Gás” no estado.

O modelo da Scania – distribuído pela Rota do Oeste – já roda na região sul do país e foi lançado nesta segunda-feira (27.01) em Mato Grosso, com a presença do governador Mauro Mendes.

Para Meneghini, essa iniciativa só foi possível porque o Estado tem mantido, desde 2020, contrato com a Bolívia para o fornecimento de gás natural.

“Em Mato Grosso, o custo do gás é muito bom, é o melhor do Brasil. Recentemente foi renovado o contrato com a Bolívia, dando mais estabilidade, dobrando a quantidade a ser consumida. Isso é muito importante e nós dá confiança para fazer o investimento”, relatou.

O caminhão a gás tem menor custo operacional, motores de 9 e 3 litros, movidos a gás natural e biometano, com baixos níveis de emissões, menos ruídos, e possui o mesmo desempenho, potência e dirigibilidade dos modelos a diesel.

Para o governador Mauro Mendes, essa novidade é prova de que os esforços do Governo de Mato Grosso para ampliar as matrizes energéticas já têm dado resultado.

“Estamos trabalhando nessas parcerias para que o gás seja uma alternativa ao transporte, melhorando a logística e a competitividade do agronegócio e de todos os setores. O gás é muito menos poluente e isso vai ao encontro do desejo mundial e do nosso desejo em reduzir as emissões de carbono”, pontuou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou que hoje o empresariado de Mato Grosso já enxerga o gás como uma alternativa rentável.

“Foi no governo Mauro Mendes que tivemos o primeiro contrato firme de gás natural, propiciando que as pessoas passassem a usar essa fonte de energia. O gás se mostrou um combustível economicamente viável para o transportador e sustentável, alinhado com as metas de carbono zero em Mato Grosso”, ressaltou.

Também participaram do lançamento o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o presidente da Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), Rafael Reis, além de empresários do setor.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal