Preso está intubado com Covid-19 e outros 50 do mesmo presídio em MT estão contaminados

Um preso da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, mais conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (MT), está intubado com Covid-19 e outros 50 do mesmo presídio testaram positivo para o vírus. O que agrava o problema no local é a superlotação carcerária.

Atualmente, 1.568 pessoas estão presas na unidade prisional e a capacidade é para 828 presos. Desde o início da pandemia, foram registradas quatro mortes de presidiários pela Covid-19 em todo o estado, mas nenhuma delas foi em Rondonópolis.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), os outros contaminados estão isolados e recebendo acompanhamento médico.

O órgão informou ainda que adota medidas preventivas em casos positivos da Covid-19, como a quarentena obrigatória para os novos reeducandos, também faz desinfecção das penitenciárias e a utilização de máscaras e álcool em gel entre os presos.

Vacinação
De acordo com a Prefeitura de Rondonópolis, os presos com mais de 60 anos foram vacinados contra a Covid-19. Ao todo, 22 presidiários receberam doses da Coronavac.

Além dos detentos com mais de 60 anos, trabalhadores da unidade penal de Rondonópolis e profissionais das forças de segurança do município também já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Outros detentos da unidade devem ser vacinados quando avançar a imunização para outras fases do Plano Nacional de Imunização (PNI). Os detentos em geral estão previstos para receber a primeira dose na fase 4 do PNI.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Estabelecimento é notificado por forças de segurança e mais de 20 menores retirados do local

PM de Sorriso atende a três ocorrências envolvendo agressões a crianças e mulheres

Motocicleta furtada é recuperada pela Polícia Militar durante Operação Escudo Feminino em Sorriso

PF deflagra Operação Heritage e cumpre mandados em MT, incluindo na PGE e na residência de Mauro Mendes

Justiça recebe denúncia do MP e motorista vira réu por morte de criança

Homem com mandado de prisão é detido com mais de 5 kg de maconha em Sorriso