A Polícia Rodoviária Federal intensifica a fiscalização do transporte interestadual de passageiros em Sorriso e alerta para os riscos do uso de ônibus clandestinos, que frequentemente circulam sem condições de segurança e sem oferecer proteção aos viajantes.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem mantido fiscalização constante sobre o transporte interestadual de passageiros em Sorriso, com foco na identificação de veículos irregulares que oferecem riscos aos usuários. Segundo o chefe da unidade local, Maiko Fraida, ainda são frequentes os flagrantes de ônibus clandestinos circulando em condições precárias e sem garantias de segurança.
“Aqui ainda flagramos muitas atitudes deste tipo e chamamos a atenção da população, porque quando o cidadão aceita este tipo de transporte, coloca em risco a própria vida. Via de regra, os motoristas não têm o curso necessário e, muitas vezes, os ônibus não têm condições de trafegar. Já vimos veículos sem limpador de para-brisa, com pneus carecas e até com o sistema de freios comprometido”, afirmou Fraida.
O policial também destacou que, além da falta de segurança, as empresas clandestinas não oferecem seguro aos passageiros, o que pode causar prejuízos irreparáveis em caso de acidente. “Em fiscalizações, dependendo da situação, o ônibus não poderá seguir viagem e o cidadão pode ficar no prejuízo. Em um eventual sinistro com vítimas fatais, os motoristas desses veículos podem responder criminalmente”, alertou.
Fraida reconhece que o preço das passagens é um dos fatores que leva a população a optar por esse tipo de transporte. “Sabemos que há diferença grande de valor entre o serviço regular e o clandestino, e entendemos as dificuldades financeiras. Mas vale a pena esperar um pouco mais para fazer a viagem de forma regular”, reforçou.
Segundo ele, dificilmente o passageiro não percebe que está contratando um serviço ilegal, já que os preços podem chegar à metade do valor cobrado pelas empresas autorizadas. A PRF reforça que a prevenção começa na escolha do transporte — priorizar a regularidade é garantir uma viagem mais segura e protegida.
Recentemente um ônibus que saiu de Sorriso caiu dentro do rio em Tocantins, no cruzamento por balsa. O ônibus estava com problemas no sistema de freios e o acidente levou à morte do condutor.