PRF apreende 61,88 m³ de madeira ilegal em Sinop/MT

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta com o Exército Brasileiro, apreendeu 61,88 m³ de madeira ilegal, em Sinop, na manhã de segunda-feira (08).

Durante fiscalização na BR-163, as equipes avistaram dois caminhões carregados com madeira serrada, estacionados no pátio de um posto de combustível. O primeiro deles se tratava de uma Scania/T112 HW 4×2, com placas de Sorriso/MT e o segundo Iveco/Stralis HD, também com placas de Sorriso.

Os PRFs entraram em contato com o proprietário dos veículos que compareceu ao local. O homem, de 32 anos, disse ser ele mesmo quem conduz um dos caminhões e que o motorista do outro estava em Sorriso. Contou aos policiais que deixou os veículos ali devido ao sistema não estar emitindo Guia Florestal e por não ter espaço no pátio da madeireira. Para uma das cargas foi apresentada uma Guia Florestal vencida, estando a outra carga desacompanhada de Guia Florestal. A ausência da Guia Florestal ou apresentação do documento com prazo vencido tornam a carga ilegal.

Em consulta aos sistemas, foi verificado que o um dos caminhões já possui duas ocorrências registradas pelo transporte ilegal de madeira, uma de janeiro de 2019 e a outra de março deste ano; e que nas duas ocorrências o condutor era o proprietário.

As cargas tinham como origem a cidade de Tabaporã/MT, com destino à Sorriso/MT. Os policiais realizaram a volumetria das cargas das duas carretas que resultou em um total de 61,88 m³ de madeira serrada.

Foi elaborado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e enviado ao Ministério Público com cópia ao IBAMA. Os veículos e carga permanecerão no pátio do órgão ambiental (IBAMA) até vistoria e destinação.

Veja também

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital

Mãe e filho podem ter matado duas pessoas e ferido padre por briga envolvendo aluguel de imóvel

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Mãe e filho invadem casa matando dois e deixando Padre ferido

Sorriso: homem é morto com seis tiros em bar na Zona Leste