PRF apreende 61,88 m³ de madeira ilegal em Sinop/MT

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta com o Exército Brasileiro, apreendeu 61,88 m³ de madeira ilegal, em Sinop, na manhã de segunda-feira (08).

Durante fiscalização na BR-163, as equipes avistaram dois caminhões carregados com madeira serrada, estacionados no pátio de um posto de combustível. O primeiro deles se tratava de uma Scania/T112 HW 4×2, com placas de Sorriso/MT e o segundo Iveco/Stralis HD, também com placas de Sorriso.

Os PRFs entraram em contato com o proprietário dos veículos que compareceu ao local. O homem, de 32 anos, disse ser ele mesmo quem conduz um dos caminhões e que o motorista do outro estava em Sorriso. Contou aos policiais que deixou os veículos ali devido ao sistema não estar emitindo Guia Florestal e por não ter espaço no pátio da madeireira. Para uma das cargas foi apresentada uma Guia Florestal vencida, estando a outra carga desacompanhada de Guia Florestal. A ausência da Guia Florestal ou apresentação do documento com prazo vencido tornam a carga ilegal.

Em consulta aos sistemas, foi verificado que o um dos caminhões já possui duas ocorrências registradas pelo transporte ilegal de madeira, uma de janeiro de 2019 e a outra de março deste ano; e que nas duas ocorrências o condutor era o proprietário.

As cargas tinham como origem a cidade de Tabaporã/MT, com destino à Sorriso/MT. Os policiais realizaram a volumetria das cargas das duas carretas que resultou em um total de 61,88 m³ de madeira serrada.

Foi elaborado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e enviado ao Ministério Público com cópia ao IBAMA. Os veículos e carga permanecerão no pátio do órgão ambiental (IBAMA) até vistoria e destinação.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC