No dia 19 de janeiro, em Rondonópolis/MT, no km 211 da BR 364, a equipe da PRF realizava policiamento ostensivo em frente à Unidade Operacional da PRF, quando deu ordem de parada a um ônibus.
Durante fiscalização no interior do veículo, duas passageiras foram abordadas em suas poltronas, com os filhos em seus colos, ambos de dois anos de idade.
Ao fazer algumas perguntas para as duas ocupantes, elas disseram que estavam viajando juntas e posteriormente apresentaram respostas desconexas sobre o motivo da viagem e o local em que ficaram. Com isso, a equipe solicitou que ambas levantassem das poltronas em que estavam sentadas, momento em que foram localizados 3 tabletes de entorpecentes: dois de substância análoga à pasta base de cocaína e um de substância análoga a skunk, totalizando 2,5 kg.
Ambas disseram que levariam a droga até Rio Verde/GO, onde receberiam o total de três mil reais.
No momento da prisão foi acionado o Conselho Tutelar de Rondonópolis. As mulheres foram encaminhadas à Polícia Civil e detidas, a princípio, pelo crime de tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção de menores.