PRF apreende dois caminhões causando poluição em Sorriso/MT



Veículos estavam abastecidos com diesel S500 e deveriam estar com diesel S10
Na manhã desta segunda-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu dois caminhões, que devido ao combustível abastecido, estavam causando poluição.

Durante fiscalização na BR-163, km 733, em Sorriso, a equipe PRF abordou dois veículos Volvo/Fh 420 4x2t, cor branca e placas de Criciúma/SC. Um deles, com condutor de 58 anos, sendo o outro condutor, com 38 anos. Os veículos pertenciam a mesma empresa.

Ao fiscalizar o Sistema de Redução Catalítica Seletiva dos veículos, os PRFs constataram que os caminhões estavam abastecidos com diesel S500, sendo que deveriam estar abastecidos com diesel S10.

O art. 3º da Resolução 50/2013 da Agência Nacional do Petróleo prevê a utilização de somente Diesel S10 por veículos pesados fabricados a partir de 2012, conforme convencionado na Fase P7 do Proconve. Quando comparado ao diesel S10, o S500 emite 50 vezes mais enxofre no sistema de descarga, afetando diretamente a qualidade do ar, impactando na saúde da coletividade pela alteração da atmosfera e microclima local.

Diante da situação, foram elaborados Termos Circunstanciados de Ocorrência, sendo as ocorrências encaminhadas para o Ministério Público Estadual.

Veja também

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada

Pastor e mãe são presos por tortura a criança de 7 anos em Apiacás

Grupo Especial de Fronteira apreende 500 quilos de cocaína após queda de aeronave em plantação de milho

Polícia captura mãe e filho que assassinaram idosos em Peixoto de Azevedo

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Marido de Ines Gemilaki é preso por suspeita de envolvimento em duplo homicídio no Nortão