PRF apreende em Sinop 9 toneladas de agrotóxicos ilegais e homem é preso por contrabando

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, ontem, cerca de nove toneladas de agrotóxicos ilegais. A carga estava em uma carreta que foi abordada no km 814 da BR-163, em Sinop. O condutor do veículo foi preso e encaminhado à delegacia de Polícia Civil.

Durante a abordagem, foi solicitada a documentação da carga, e o homem apresentou certo nervosismo. Ao ser indagado sobre o conteúdo carregado, afirmou que tratava-se de agrotóxicos utilizados em lavouras, fato que chamou a atenção da equipe.

Conforme verificado na documentação e na carga, constatou-se indícios de adulteração das embalagens e do suposto produto, como rótulos arrancados e sinais de cola recente. Foi realizada abertura das embalagens, para verificar o que era transportado, encontrando um produto de coloração verde e odor de inseticida, sendo que o rótulo informa que o produto era inodoro.

Diante disso, foi realizada uma consulta junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, constatando-se que o material apreendido se trata de Paraquat, um herbicida cuja produção, transporte e uso são proibidos no Brasil. Dessa forma ficou caracterizado contrabando, considerando que não há fábricas desse produto no território nacional. O herbicida químico é de coloração verde, aquoso, e tem forte odor químico característico.

Diante dos fatos, o condutor foi detido pelo crime de contrabando e ficaram caracterizados delitos de produzir, comercializar, transportar, ter em depósito produto ou substância tóxica, uso de marca de forma que indique procedência que não a verdadeira, e fabrico de produto assinalado com marca ilicitamente reproduzida e contrabando.

Além dos potenciais danos a saúde dos consumidores e ao meio ambiente que podem decorrer do uso de agrotóxicos ilegais, o contrabando também gera uma concorrência desleal com os empresários e agricultores que buscam comprar e vender os produtos dentro da lei.

A PRF e a Receita Federal com apoio do MAPA estão realizando ações por todo o território nacional, visando coibir os crimes ambientais, mais especificamente o transporte ilegal de agrotóxicos.

Veja também

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada

Pastor e mãe são presos por tortura a criança de 7 anos em Apiacás

Grupo Especial de Fronteira apreende 500 quilos de cocaína após queda de aeronave em plantação de milho

Polícia captura mãe e filho que assassinaram idosos em Peixoto de Azevedo