PRF apreende veículo de carga com adulteração no diesel utilizado e no ARLA 32

Na quarta-feira (07), por volta das 21 horas no Km 733 da BR 163, a PRF, no município de Sorriso/MT, abordou o veículo ford/cargo 2429, foram iniciados os procedimentos cabíveis de fiscalização no veículo e verificou-se falha no sistema de pós-tratamento de gases emitidos pelo motor e utilização indevida/proibida de Diesel S500 no referido veículo, indicando possível fraude no sistema de controle de emissão de gases poluentes de veículos movidos a Diesel com PBT acima de 3.856 Kg, produzidos a partir de 2012.

Também foi verificado fraude no Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo – ARLA 32. O uso de emulador/software, fusível queimado/retirado elevam os níveis de NOx em até 5x mais que o limite estabelecido.

O ARLA 32 foi introduzido no Brasil em 2012 quando a fase P7 do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).

Assim, a grande maioria dos veículos pesados movidos a diesel introduziram o sistema de pós-tratamento de poluentes – SCR, que necessita de ARLA 32 para seu correto funcionamento. A ausência do reagente no sistema causa uma redução automática do torque do veículo de 25% a 40%, gerando o aumento das emissões de NOx pelo motor.

O ARLA 32 é uma solução aquosa transparente composta por água desmineralizada e ureia em grau industrial, não tóxica e de manuseio seguro. O número 32 refere-se ao nível de concentração de ureia automotiva (32,5%) em água desmineralizada.

Ocorrência encaminhada ao Poder Judiciário Estadual de Sorriso/MT, notificando, sobretudo o órgão ambiental – IBAMA para aplicação das penalidades administrativas previstas no Decreto 6514/2008 no que couber.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso