PRF em Sorriso prende pescador profissional que tentava burlar a Piracema

Na noite do dia 31 de janeiro de 2025, policiais rodoviários federais desenvolviam atividades de fiscalização com foco no combate ao crime e promoção da segurança viária quando deram ordem de parada a um automóvel que trazia uma carga nada convencional.

O carro transportava aproximadamente 20 sacos plásticos de grande capacidade, dentro dos quais havia entre 3000 e 3500 peixes ornamentais silvestres retirados de rios amazônicos no período em que a pesca é proibida em todo o estado, visando à procriação dos peixes e a preservação ambiental. O homem, que já foi preso pela PRF por conduta idêntica, apresentou uma carteira de pescador profissional verdadeira, porém, em relação à carga transportada, não havia nenhum documento de origem que atestasse a licitude da retirada dos peixes do seu habitat natural, e no período de Defeso.

Questionado sobre a destinação dos peixes, o homem disse que os envia por avião até São Paulo e recebe em torno de 2 dólares por peixe, o que sugere tratar-se de contrabando de biodiversidade, a denominada biopirataria. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Sorriso, onde o automóvel, os peixes e o homem foram apresentados à Autoridade Policial de plantão.

Veja também

ACES realiza amanhã (04), o primeiro ‘Café com Empresários’ em Sorriso

Homem morre soterrado por soja em secador de grãos em Boa Esperança do Norte

Caminhoneiro é esfaqueado por colega após desentendimento em Sorriso

Sorriso: Guarda Municipal reforça atuação no trânsito com a volta às aulas

Presidente da Câmara de Sorriso concede gratificação de 40% a dez servidores

PRF identifica carreta roubada após acidente em Sorriso; motorista é preso