Primeiro corte do curta “O Minhocão do Pari” é exibido em Sorriso

Cumprindo agenda no interior de Mato Grosso, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) Alberto Machado, o Beto Dois a Um, visitou na noite de quinta-feira (01.07), a sede do laboratório de comunicação e cultura (LabCom) Ribalta Sorrisense, em Sorriso (a 420 km de Cuiabá). Na ocasião, foi exibido o primeiro corte do curta-metragem “O Minhocão do Pari – a origem da lenda”, do cineasta Salles Fernandes.

O filme foi um dos projetos aprovados no edital MT Nascentes, realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secel-MT. As gravações da ficção foram realizadas em Sorriso, de março a junho de 2021. A direção e o roteiro do filme são assinados por Salles Fernandes. A produção gerou cerca de 30 empregos diretos e indiretos, uma equipe composta por mato-grossenses.

O secretário da Secel destacou a democratização dos recursos da lei Aldir Blanc em Mato Grosso. “Estar aqui e ver o resultado do projeto é muito importante para nós. Uma das nossas funções enquanto gestores é essa, estar perto dos nossos artistas, de quem produz cultura. Fico emocionado em estar aqui, saber que estamos fazendo uma gestão diferente. Queremos que os recursos cheguem a mais pessoas”, diz Beto Dois a Um.

João Felipe/Secel-MT

A equipe da produção audiovisual enfrentou muitos contratempos em razão da pandemia. O filme está na fase de edição e o lançamento está programado para o final de julho. Para Salles Fernandes a presença da Secel foi muito representativa para cultura de Sorriso. “É um momento histórico para a cultura do interior de Mato Grosso. Agradecemos a atenção dada por toda a equipe da Secel. Quanta honra recebê-los aqui”.

Também estiveram presentes o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Eliane Paula da Silva, a superintendente de Políticas Culturais, Cínthia de Miranda Mattos, e a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Alessandra Keiko Galvão Okamura.

A origem da lenda

O curta-metragem “O Minhocão do Pari – a origem da lenda” tem uma linguagem fictícia e dinâmica ao tratar de um assunto que está no imaginário de muitos mato-grossenses, principalmente dos ribeirinhos que vivem às margens do rio Cuiabá.

A lenda diz que havia uma cobra gigante que habitava as profundezas do rio Cuiabá e, vez ou outra, virava barcos para devorar os pescadores. O movimento do minhocão era tão forte que levantava grandes ondas e desmoronava barrancos. Dizem que o Minhocão do Pari desapareceu da região durante a grande enchente de 1974.

O filme de ficção se baseia em revelar a origem da lenda do Minhocão do Pari. Para dar veracidade a trama, a produção construiu cenários e figurinos de época, já que a história se passa no século XIX. “É nessa estória de fantasia que revelaremos a origem de uma das lendas mato-grossenses, que envolve muito mistério e crenças populares”, conta Salles Fernandes.

Fazem parte do elenco principal Etiane Maiara Haamann, Francisco Guimarães, Bárbara Hoffmann, Gleison Knups e Giovani Oliveira. A direção de arte é de Gleison Knups, Gerson Winter diretor de fotografia e Rosivania Reichert produtora executiva. A proponente do projeto é a produtora Artimagem Produções com produção cultural do Camarim Mágico.

Veja também

Exposição “Esculturas, Desenvolvimento e Turismo” promete revelar novos olhares sobre Sorriso

Talentos em Destaque: Faces Sorriso 2022 Promove Festival de Artes Cênicas

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras

Abertas as inscrições para o 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso, Faces 2024

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Mais de 130 atletas participam da 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira em Sorriso