Processo de escolha de conselheiros tutelares de Sorriso terá 15 candidatos

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar está em pleno andamento, com um total de 15 candidatos disputando a aprovação popular em Sorriso. O evento está marcado para o dia 1º de outubro de 2023, das 08h às 17h, seguindo o mesmo padrão adotado em todo o Brasil. Cinco novos membros serão eleitos mediante o sufrágio universal, direto, secreto e facultativo.

O edital que convocou os candidatos para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Sorriso, período 2024/2027, foi divulgado em 06 de abril deste ano. O certame seguiu uma série de etapas eliminatórias, incluindo inscrição e apresentação dos documentos exigidos, prova de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e de informática.

A próxima etapa do processo será a escolha por voto popular, onde a comunidade poderá eleger os cinco conselheiros e seus suplentes. Nesta sexta-feira, dia 29 de setembro de 2023, a partir das 14 horas, no centro de Eventos José Ari Riedi, ocorrerá a cerimônia de lacre das urnas, na presença da Comissão Especial do Processo de Escolha, dos candidatos, fiscais e representantes do Ministério Público. Durante o evento, também será realizado o treinamento dos conselheiros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e dos servidores públicos convocados pela Secretaria Municipal de Assistência Social para atuarem como mesários nas escolas onde ocorrerão as votações.

Todo cidadão de Sorriso a partir de 16 anos, que possua Título de Eleitor do município e esteja portando documento com foto, terá a oportunidade de votar uma única vez em um dos 15 candidatos listados abaixo:

  1. Laura Moreno (nº 37)
  2. Adriano Grando (nº 38)
  3. Luana (nº 39)
  4. Dirciane (nº 40)
  5. Angela (nº 41)
  6. Leia Oliveira (nº 42)
  7. Elenice (nº 44)
  8. Erika (nº 45)
  9. Morgana (nº 46)
  10. Jessica (nº 47)
  11. Natanael (nº 48)
  12. Marlene Bogo (nº 49)
  13. Ana Claudia (nº 50)
  14. Elizabethe Faustino (nº 51)
  15. Beatriz (nº 52)

Os locais de votação incluem a Escola Municipal de Primavera, Escola Municipal de Boa Esperança, Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, Escola Municipal Francisco Donizete, Escola Municipal São Domingos, Cemeis Doce Infância, Aquarela e Balão Mágico, além do CEMEB – Centro Municipal de Educação Básica.

Ao final do processo, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgará no Diário Oficial ou em meio equivalente um relatório de votação por candidato, estabelecendo a ordem de classificação dos eleitos e suplentes, em ordem decrescente.

O edital completo com todas as informações referentes ao processo, incluindo os requisitos básicos exigidos para o exercício da função e as atribuições de um conselheiro tutelar, está disponível para consulta.

Veja também

Golpistas se passam por funcionários do fórum e enviam falsos comprovantes para vítimas

Agosto Lilás em Sorriso terá carreata de encerramento e ações de conscientização

Corpo de Bombeiros intensifica combate a incêndios florestais com uso de aeronaves

Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)

MP de Mato Grosso acompanha perícia na Usina de Colíder após risco em barragem

Municípios reclamam apoio técnico para universalizar saneamento básico