Lucas do Rio Verde

Processo seletivo suspenso em Lucas do Rio Verde após exigência de idade máxima para candidatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, localizada a 360 km de Cuiabá, suspendeu um processo seletivo para a contratação temporária de enfermeiros e técnicos de enfermagem após o edital ter exigido que os candidatos tenham idade máxima de 40 anos para concorrer aos cargos. A medida gerou polêmica e foi considerada discriminatória pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

O processo seletivo tinha como objetivo compor a equipe de suporte intermediário de atendimento pré-hospitalar móvel. Entretanto, a restrição por idade levantou questões de discriminação e etarismo, uma vez que não permitia o acesso de pessoas com mais de 40 anos às vagas disponíveis.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio de nota oficial, informou que decidiu suspender o processo seletivo até que uma lei municipal seja alterada. Posteriormente, o texto modificado será submetido à Câmara de Vereadores e, caso aprovado, o prazo para inscrições será reaberto. Quanto à restrição por idade, o órgão não se manifestou.

Durante uma audiência conduzida pelo Ministério Público neste mês, representantes do município afirmaram que a intenção não era promover discriminação, mas sim garantir o cumprimento das atividades de acordo com as particularidades do cargo. No entanto, o MPT destacou que o processo seletivo não pode restringir o acesso com base na idade e que essa conduta é caracterizada como etarismo.

O órgão ainda salientou que, embora houvesse justificativas relacionadas à necessidade de preparo físico específico para a realização das atividades, o critério adotado na lei era discriminatório. Segundo o MPT, as funções descritas poderiam ser desempenhadas por profissionais acima de 40 anos, desde que atendessem aos requisitos físicos exigidos. Da mesma forma, profissionais com idade inferior à fixada também poderiam ou não ser aptos, dependendo de suas condições pessoais.

Diante das considerações do Ministério Público, a Prefeitura se comprometeu a encontrar uma solução para o problema. O órgão decidiu, então, suspender temporariamente o processo seletivo para fazer as devidas adequações. A prefeitura se comprometeu a enviar um novo projeto de lei à Câmara de Vereadores, propondo a exclusão da limitação de idade máxima para participação no certame. Com a aprovação, o edital será retificado, e o prazo para inscrições será reaberto, possibilitando a participação de candidatos de todas as idades que atendam aos demais critérios exigidos.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal