O Procon de Sorriso divulgou o balanço das atividades de 2025, destacando crescimento de 49,4% no número de reclamações atendidas, redução nas ações fiscalizatórias e fortalecimento das iniciativas educativas, além do anúncio de novos programas voltados à renegociação de dívidas e à prevenção do superendividamento para o próximo ano.
O Procon de Sorriso tornou público o relatório consolidado das ações realizadas ao longo de 2025, evidenciando crescimento significativo na demanda por atendimentos, fortalecimento das iniciativas educativas e diminuição no número de procedimentos fiscalizatórios abertos.
Ao longo do ano, o órgão contabilizou 3.712 atendimentos somando todos os canais disponíveis. Desse total, 3.187 foram registrados diretamente no Balcão de Atendimento ao Consumidor, número que supera em 49,4% o volume de 2024, quando foram formalizadas 2.133 reclamações. Já o setor cartorário realizou 310 atendimentos, envolvendo cargas processuais, orientações e esclarecimentos diversos.
No campo da fiscalização, o Procon instaurou 84 denúncias em 2025, frente às 118 do ano anterior, o que representa uma redução de 28,8%. Durante esse período, foram lavrados cinco autos de infração. As penalidades aplicadas resultaram em R$ 966.033,64 em multas, sendo aproximadamente 40% do montante convertido por meio de acordos e termos de ajustamento de conduta.
As ações preventivas também tiveram destaque, com a realização de 248 visitas orientativas a empresas de diferentes segmentos econômicos. Na área educacional, o órgão promoveu 12 palestras em escolas, faculdades e empresas do município, com foco na boa-fé e no equilíbrio das relações de consumo. Entre os meses de março e dezembro, foram analisados e julgados 215 recursos administrativos, além da condução de 1.200 audiências e da emissão de 398 decisões.
Para o diretor-executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira, os números refletem a ampliação da atuação institucional. “Em resumo, conseguimos dar maior capilaridade às ações do órgão, protegendo os interesses da parte mais vulnerável, sem deixar de contribuir para a defesa da economia como um todo”, avalia.
O gestor também antecipou as diretrizes previstas para 2026. Entre as iniciativas planejadas estão a implantação do programa Dívida Zero, voltado à renegociação de débitos; a criação do setor de Prevenção e Combate ao Superendividamento; além do Procon Itinerante e do Procon Cidadão. As ações incluem ainda palestras de educação consumerista para alunos das redes pública e privada, com o Proconzinho, e projetos de educação financeira em parceria com instituições de ensino municipais e estaduais.