Procon de Sorriso registra aumento de atendimentos e anuncia novos programas para 2026

O Procon de Sorriso divulgou o balanço das atividades de 2025, destacando crescimento de 49,4% no número de reclamações atendidas, redução nas ações fiscalizatórias e fortalecimento das iniciativas educativas, além do anúncio de novos programas voltados à renegociação de dívidas e à prevenção do superendividamento para o próximo ano.

O Procon de Sorriso tornou público o relatório consolidado das ações realizadas ao longo de 2025, evidenciando crescimento significativo na demanda por atendimentos, fortalecimento das iniciativas educativas e diminuição no número de procedimentos fiscalizatórios abertos.

Ao longo do ano, o órgão contabilizou 3.712 atendimentos somando todos os canais disponíveis. Desse total, 3.187 foram registrados diretamente no Balcão de Atendimento ao Consumidor, número que supera em 49,4% o volume de 2024, quando foram formalizadas 2.133 reclamações. Já o setor cartorário realizou 310 atendimentos, envolvendo cargas processuais, orientações e esclarecimentos diversos.

No campo da fiscalização, o Procon instaurou 84 denúncias em 2025, frente às 118 do ano anterior, o que representa uma redução de 28,8%. Durante esse período, foram lavrados cinco autos de infração. As penalidades aplicadas resultaram em R$ 966.033,64 em multas, sendo aproximadamente 40% do montante convertido por meio de acordos e termos de ajustamento de conduta.

As ações preventivas também tiveram destaque, com a realização de 248 visitas orientativas a empresas de diferentes segmentos econômicos. Na área educacional, o órgão promoveu 12 palestras em escolas, faculdades e empresas do município, com foco na boa-fé e no equilíbrio das relações de consumo. Entre os meses de março e dezembro, foram analisados e julgados 215 recursos administrativos, além da condução de 1.200 audiências e da emissão de 398 decisões.

Para o diretor-executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira, os números refletem a ampliação da atuação institucional. “Em resumo, conseguimos dar maior capilaridade às ações do órgão, protegendo os interesses da parte mais vulnerável, sem deixar de contribuir para a defesa da economia como um todo”, avalia.

O gestor também antecipou as diretrizes previstas para 2026. Entre as iniciativas planejadas estão a implantação do programa Dívida Zero, voltado à renegociação de débitos; a criação do setor de Prevenção e Combate ao Superendividamento; além do Procon Itinerante e do Procon Cidadão. As ações incluem ainda palestras de educação consumerista para alunos das redes pública e privada, com o Proconzinho, e projetos de educação financeira em parceria com instituições de ensino municipais e estaduais.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Sanfoneiro Juca emociona ouvintes da Sorriso FM com homenagem aos pais

Anjos de Patas promove show de prêmios para quitar dívidas e faz apelo por doações em Sorriso

Festa do Costelão da Igreja São José em homenagem ao Dia dos Pais será neste domingo no CTG

Após pedido de entidades empresariais, Receita flexibiliza regras da Reforma Tributária

Motocicleta furtada é recuperada pela Polícia Militar durante Operação Escudo Feminino em Sorriso

Poeta Maciel Guerra emociona ouvintes da Sorriso FM com cordel inédito em homenagem ao Dia dos Pais