Procon e Vigilância Sanitária fiscalizam atacadão em Sorriso após denúncia de irregularidades

O Procon recebeu uma denúncia anônima de um cliente que esteve em uma rede atacadista e presenciou diversas irregularidades, como legumes e frutas estragadas, produtos sem preços e com validade vencida, além de divergência nos valores cobrados no caixa.

A rede vem sendo fiscalizada desde 2022 e atualmente responde a processos com multas que ultrapassam R$ 350 mil. Segundo Michel Ferreira de Souza, coordenador do Procon, após a denúncia, uma ordem de serviço foi expedida para que a equipe de fiscalização fosse ao local, contando com o apoio da Vigilância Sanitária. “O consumidor adquiriu produtos e identificou que boa parte dos alimentos expostos não estava própria para consumo. Realizamos um pente-fino e confirmamos todas as irregularidades denunciadas”, explicou.

Entre os problemas encontrados estavam alimentos com prazo de validade vencido, presença de insetos entre frutas e verduras, defeito no aparelho de leitura de códigos de barras e ausência de precificação nas gôndolas.

O assessor jurídico do Procon, Daniel Wurzius, esclareceu que, após a lavratura do auto de infração, a empresa será notificada para apresentar sua defesa dentro do prazo legal. “Ao final do processo, será tomada uma decisão sobre a penalização, podendo haver manutenção, redução ou aumento da multa aplicada”, afirmou.

Atualmente, há dois processos em andamento contra a rede atacadista, ambos ainda sem decisão. Wurzius ressaltou que, devido a processos administrativos anteriores, há grande possibilidade de reincidência, o que pode agravar as sanções impostas à empresa.

No fechamento desta reportagem o valor da multa a ser aplicada ainda estava sendo calculado pelos fiscais.

galeria de imagens

Veja também

Prefeitura de Sorriso repudia ação de servidor que vendia carros apreendidos

FT prende homem com mandado de prisão em aberto por crimes de peculato e associação criminosa

Sorriso discute criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Outubro Rosa: Dr. Felipe De Bem destaca importância dos exames preventivos à saúde da mulher

Sorriso tem mais de 100 vagas abertas pelo Sine; oportunidades abrangem diversas áreas

9ª edição da Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras reúne músicos de 25 municípios em Sorriso