Procon MT alerta consumidores mato-grossenses para um aumento expressivo nas contas de luz

Os mato-grossenses vão sofrer com um aumento significativo na conta de energia elétrica a partir deste mês e precisam ficar atentos às mudanças.

Isso porque o aumento de 7,29% aprovado em abril pela Agência Nacional de Energia Elétrica, para consumidores residenciais, se somará ao custo da bandeira tarifária vermelha patamar 1, acionada pela Aneel em maio, o que significa um acréscimo de quatro reais e 16 centavos para cada 100 quilowatt-hora consumidos.

E o impacto disso na fatura mensal preocupa a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores, o Procon Mato Grosso.

O diretor do órgão, Edmundo Taques, lembrou que desde o começo da pandemia de coronavírus os brasileiros vêm enfrentando dificuldades para quitar suas dívidas.

E um fator regional agrava a situação: a estiagem antecipada. Em algumas cidades de Mato Grosso já não chove há mais de 50 dias.

“Tudo indica que teremos um período de estiagem maior, o que em Mato Grosso também significa altas temperaturas. Quanto maior o período de calor acima da média, maior o período de consumo intenso de energia”.

Segundo o membro do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso, o engenheiro eletricista, Teomar Magri, a “cadeia do calor” intensifica o uso de equipamentos de ventilação e refrigeração.

Este consumo, explica Magri, pode aumentar de 30% a 50% no período que vai de agosto a novembro, dependendo do perfil de cada consumidor.

Edmundo Taques, lembrou que a “energia elétrica se mantém há anos como o serviço com o maior número de reclamações pelos consumidores que procuram o Procon Estadual”.

“As principais reclamações são de ‘cobrança indevida’ e ‘dúvida sobre cobrança”, explicou Taques.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região