Procon-MT alerta consumidores sobre golpes envolvendo o programa de passagens aéreas Voa Brasil

Golpistas divulgam links para capturar dados pessoais e de pagamento dos usuários

O Procon Estadual alerta aos mato-grossenses sobre um novo golpe que utiliza, de forma fraudulenta, o nome do programa de passagens aéreas Voa Brasil, do Governo Federal.

De acordo com a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, anúncios do Programa Voa Brasil, que remetem a sites e links fraudulentos, estão sendo veiculados pela internet, especialmente em redes sociais, para capturar dados pessoais e de pagamentos dos usuários.

A secretária reitera que o programa, que visa promover passagens aéreas com custo reduzido, ainda não foi lançado oficialmente. A proposta está sendo finalizada e, por isso, não tem regras definidas para participação.

“O Governo Federal e o Ministério dos Portos e Aeroportos ainda não estão realizando cadastro, nem solicitando valores para inclusão dos consumidores no programa. Por isso, a população deve redobrar a atenção e não clicar nesses anúncios. Caso receba algum contato para cadastro ou solicitando pagamento relativos ao programa, o consumidor deve formalizar uma denúncia junto ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) ou no Procon mais próximo de sua residência”, ressalta.

Conforme a secretária, o alerta para o golpe foi emitido nacionalmente após diversas denúncias terem sido levadas à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Em pesquisa encomendada pela Secretaria à Universidade Federal do Rio de Janeiro, foram localizados 622 anúncios que envolvem 52 anunciantes e o redirecionamento para 43 sites golpistas. O Governo Federal já solicitou que as plataformas Google e Facebook retirem de veiculação os anúncios fraudulentos sobre o Voa Brasil.

Denúncias

Caso receba algum contato (ligação telefônica, correspondência, mensagem de texto no celular ou via redes sociais) solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Programa Voa Brasil, o consumidor deve formalizar denúncia pelos seguintes canais de atendimento: pela internet, pelo Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/); por e-mail, pelo contato ‘ouvidoria@mpor.gov.br’; ou pelo telefone (61) 2029-8090.

Em Mato Grosso, o consumidor também pode formalizar denúncia no Procon mais próximo de sua residência ou registrar reclamação pelo WhatsApp (65) 99228-3098.

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal