Procon-MT alerta sobre mensagens falsas enviadas a consumidores

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), alerta a população sobre golpes com mensagens falsas em nome do órgão.

Enviadas por e-mail, SMS ou WhatsApp, as mensagens direcionam para links falsos que podem conter vírus e danificar o computador ou à rede do usuário, bem como permitir o acesso a dados privados dos consumidores.

A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, explica que esse tipo de golpe tem ocorrido em todo o país e vários Procons já emitiram alertas para a população. Nesta semana, novas denúncias relacionadas ao golpe foram levadas ao Procon-MT.

O modelo das mensagens falsas é o mesmo utilizado nos meses de junho, julho e agosto deste ano, informando a abertura de reclamação contra uma empresa e solicitando comparecimento ao Procon para solucionar o problema. Na mensagem também são informados números de processos e protocolos, com links falsos para visualizar detalhes da reclamação.

Márcia Santos salienta que o Procon-MT não envia links para acessar dados de processos em andamento. A orientação é para as pessoas sempre checarem os dados do remetente, não abrir as mensagens e não clicar nesses links.

“Em caso de dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com o Procon, encaminhando mensagem de texto pelo WhatsApp (65) 99228-3098”, salienta a secretária adjunta.

Atenção

O Procon-MT reforça que todas as notificações a consumidores e fornecedores são encaminhadas via sistema ProConsumidor (pelo domínio @proconsumidor.mj.gov.br) ou pelo e-mail: procon.processo@setasc.mt.gov.br.

Outras formas de contato são pelo WhatsApp (65) 99228-3098 (apenas mensagem de texto) e correspondência enviada pelos Correios.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal