Procon-MT retoma audiências de conciliação em formato online

Foram retomadas nesta segunda-feira (31.08) as audiências de conciliação da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores (Procon-MT) – ligada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Por conta da pandemia, as audiências foram adaptadas para o formato remoto, via internet, como forma de proteger a saúde de servidores, consumidores e representantes. 

O consumidor pode escolher entre fazer a audiência na sua própria casa, com um computador pessoal, ou ir até a sede do Procon-MT para utilizar o equipamento fornecido pelo órgão. Essas duas opções são disponibilizadas considerando que nem todos os consumidores possuem em casa um equipamento com acesso à internet ou então não sabem fazer uso da tecnologia.   

Ao optar por ir ao Procon-MT, o consumidor participa da audiência em uma sala exclusiva, com o suporte de um servidor do órgão para as questões técnicas. Foi o caso da consumidora Iza Salies, 62 anos, que aprovou o novo formato. “Por ser pela internet, foi melhor do que as minhas expectativas. Tudo ocorreu muito bem, a conciliadora foi muito atenciosa e preparada”, avaliou. 

 No Procon-MT, a audiência de conciliação é agendada nos casos em que o consumidor não consegue um acordo com o fornecedor após o primeiro atendimento, ou seja, quando a empresa reclamada é notificada e fica ciente do caso.   

O formato online é uma novidade tanto para os consumidores quanto para os profissionais de defesa do consumidor. A conciliadora Michelle Fortes avaliou como positiva a reformulação.

“Uma forma eficiente para conciliar as partes e instruir o processo, visando o regular prosseguimento do mesmo, e de forma remota, prezando pela  saúde de todos os envolvidos nesse período de distanciamento social”. 

Veja também

Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados

Reunião de Cúpula do Brics se reúne a partir de domingo no Rio

Serviços do IPVA passaram a exigir autenticação no site da Sefaz a partir de desta terça-feira (1º)

Mulher é vítima do golpe do intermediário após ver anúncio de moto em rede social

Idoso envia mais de R$ 700 para golpista que se passou por amigo da vítima

Defesa Civil orienta população para cuidados com a saúde após queda de temperatura em MT