Produção de carne bovina deve cair mais de 6% neste ano em MT, diz instituto

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reduziu de 2% para 1,5% a estimativa de crescimento do setor agropecuário neste ano, principalmente porque a produção de carne bovina deve cair 6,3%.

A expansão será puxada pelas lavouras de café, trigo, arroz, cana-de-açúcar e soja.

No ano que vem, a agropecuária deve crescer 3,2%.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o número de animais abatidos no estado caiu quase 4,5% na última semana. Entre os motivos, sete frigoríficos que continuam com as atividades suspensas ou estão em férias coletivas. Há outras indústrias que diminuíram os abates porque adotaram medidas de prevenção como, por exemplo, o distanciamento entre os funcionários que trabalham na linha de produção. Com o consumo fraco, a tendência das empresas é frear a produção e diminuir os estoques para não ter carne sobrando nas gôndolas.

Quanto as exportações, dados do Ministério da Economia e Comércio Exterior mostram que houve um recuo expressivo nos embarques de carne do Brasil para outros países nos primeiros 15 dias de abril, uma redução de quase 30%.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Agenda técnica fortalece a piscicultura mato-grossense e abre caminho para novas exportações

MT projeta recorde de produtividade do algodão por hectare, mas produção final deve ser menor devido à redução de área

Colheita do milho segunda safra ultrapassa 99% da área em Mato Grosso, aponta Imea

Declaração do ITR começa dia 10 com novidades para proprietários

Safrinha 2025/26: Tecnologia impulsiona produtividade recorde do milho em Mato Grosso

Abertura Nacional do Plantio da Soja será realizada em setembro em Ipiranga do Norte e terá transmissão pelo Canal Rural