Produtor rural de Sorriso e região tem boas expectativas para safra 2023/24

O presidente do Sindicato Rural de Sorrisos,Sadi Beledelli foi um dos convidados à bancada do programa A Voz do Povo na Sorriso FM nesta segunda-feira (04-09). Ele falou, entre outros assuntos sobre a expectativa para a safra de soja 2023-24, bastante positiva.

Segundo o Beledelli, na safra passada o Brasil registrou rec orde com 156 milhões de toneladas de soja colhida, 21 milhões a mais que na anterior. Para a próxima, a expectativa é de 163 milhões de toneladas.

Uma das questões envolvendo a safra neste ano foi a liberação, pelo MAPA para  produtores interessados em antecipar o plantio da soja a partir de 1º de setembro. O pedido foi feito pela Ampa – associação de Produtores de Algodão e segundo o Ministério da agricultura será atendida individualmente mediante solicitação dos produtores.

Entretanto, a recomendação técnica/científica é de que seja respeitado o período de 90 dias do vazio sanitário (15 de junho a 15 de setembro), sem plantas de soja para o controle da ferrugem asiática.

Beledelli também fez uma avaliação bastante positiva do mutirão da SEMA realizado em Sorriso e outras cidades da região semana passada. Confira a entrevista no vídeo.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Criança de um ano morre engasgada com pipoca em Sorriso

Coordenador da Guarda Municipal Márcio Pires fala sobre novas regras para ciclomotores, bikes e autopropilídos elétricos

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida em Sorriso

Melhoramento genético moderniza rebanhos leiteiros e aumenta produtividade da agricultura familiar em Mato Grosso

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso

Detran-MT divulga calendário de pagamento do Licenciamento 2026