Professor em Sorriso é destaque ao participar do projeto “Caminho das Águas”

Com a proposta de promover oficinas gratuitas de produção de vídeo de curta metragem, a partir da técnica de stop motion, o projeto “Caminho das Águas” rendeu a criação de diversos filmes sobre o Ciclo da Água e seus processos de captação e filtragem para o consumo. Em Sorriso, o professor da Escola Municipal Primavera, Gleison Nery Melo,produziu cerca de 18 vídeos junto dos alunos do 6° ao 9° ano, um projeto inédito envolvendo tecnologia, meio ambiente e educação, com patrocínio da Águas de Sorriso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O professor Gleison Nery Melo, realizou a criação de vídeos educativos sobre os cuidados com o meio ambiente, além é claro de utilizar a metodologia para reforçar as matérias de recuperação com os alunos, de forma dinâmica e bastante didática. “Foi uma experiência incrível com os alunos, quando tive acesso a ferramenta stop motion percebi que poderia dinamizar para tornar a transmissão de conhecimento de forma mais atrativa para os alunos e deu super certo, consegui envolver cada turma e desenvolver vídeos animados com conteúdo distintos referente a cada série”, pontuou

Para a responsável pelo setor social da Águas de Sorriso, Polyana Farias, além de participar deste projeto, seria bastante oportuno que os colaboradores da concessionária pudessem conhecer e compreender o trabalho realizado pelo educador, incentivando e disseminando um pouco de informação, educação ambiental e conhecimento. “Na última sexta-feira (09.07), no início da manhã, realizamos na sede da Águas de Sorriso, respeitando o distanciamento e orientações de biossegurança, a apresentação dos vídeos, foi muito bacana ver a interação da equipe e do professor, um momento de educação ambiental e troca de experiências”, frisou.

A apresentação durou cerca de 30 minutos e seguiu todas as medidas de biossegurança. “Apresentar essa experiência para os colaboradores da Águas de Sorriso foi um privilégio imenso pois através dessa oportunidade pude trazer um pouco de compreensão a respeito da interação entre conhecimento e ferramentas tecnológicas produzindo um interesse neles e até mesmo em seus filhos na aprendizagem, mostrando os trabalhos e falando da simplicidade de utilização da ferramenta podendo trazer entendimento mais prático para eles, foi incrível, agradeço demais a oportunidade”, finalizou Gleison

O Caminho das Águas é um projeto da Zureta Filmes, com o patrocínio da Aegea Saneamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, do Governo Federal. Na edição deste ano, foram contemplados profissionais da educação em 27 cidades de 11 estados.

PROJETO NACIONAL

O programa Caminho das Águas retrata, de maneira lúdica, a jornada de aprendizado e conscientização sobre a água e sua importância para a vida sustentável no planeta. O curta-metragem de animação em stop motion acompanha a curiosidade de dois amigos, o Macaco e a Capivara para pesquisarem o Ciclo da água, com uma abordagem educativa sobre o uso responsável da água e a preservação do meio ambiente.O filme estimula o público estudantil a criar ações de preservação dos recursos naturais. Todo o conteúdo em audiovisual é acessível com audiodescrição, legendas em closed caption e libras.

Veja também

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Prazo para justificar ausência no Encceja termina nesta sexta-feira