Programa “A Voz do Povo” aborda a importância do Maio Laranja

A coordenadora de Proteção Social Especial, Gheuren Frasseto, e a psiquiatra Adolino Bedin foram ouvidas sobre a importância da prevenção e do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, ressaltando o papel da rede de proteção e o engajamento da sociedade nessa luta

Nesta segunda-feira (19), o programa A Voz do Povo, da rádio Sorriso FM, recebeu nos estúdios a coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Gheuren Frasseto, e a psicóloga do CREAS, c. O tema da entrevista foi a campanha Maio Laranja, que integra o movimento nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante o bate-papo, as convidadas destacaram a relevância do Maio Laranja como um alerta à sociedade sobre a gravidade da violência sexual infantil e a necessidade de ações articuladas para prevenção, identificação e enfrentamento dessas situações. “É uma pauta que precisa sair do silêncio e mobilizar toda a sociedade. A violência sexual contra crianças e adolescentes não pode ser naturalizada”, enfatizou Gheuren.

A coordenadora explicou que os profissionais da Assistência Social, especialmente os que atuam nos CRAS e CREAS, estão preparados para identificar sinais de alerta como mudanças bruscas de comportamento, isolamento, agressividade, regressão emocional e dificuldades escolares. “Nossa equipe está atenta e pronta para acolher com escuta qualificada e encaminhamentos adequados”, completou.

A psicóloga Adriana Acosta ressaltou que o sofrimento psíquico decorrente de abusos pode deixar marcas profundas e exigem um trabalho multidisciplinar, envolvendo também a Saúde e a Educação. “A criança precisa ser ouvida e protegida. Precisamos romper o ciclo de violência com cuidado e responsabilidade.”

Entre as ações educativas realizadas no mês de maio, destacam-se rodas de conversa, palestras em escolas, capacitações para profissionais e campanhas de mobilização social. O papel do CREAS, segundo Adriana, é essencial no atendimento especializado às vítimas e às famílias, garantindo acompanhamento psicossocial e jurídico.

As convidadas também destacaram os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100, o Conselho Tutelar e as próprias unidades da Assistência Social, e reforçaram que a participação da comunidade é fundamental para romper o silêncio e proteger crianças e adolescentes.

Por fim, elas ressaltaram os desafios enfrentados pela rede de proteção, como a subnotificação dos casos, o medo da denúncia e a escassez de recursos, mas reafirmaram o compromisso da gestão pública com o enfrentamento dessa grave violação de direitos.

Veja mais no vídeo.

Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

Fumaça de incêndio encobriu cidades do norte de Mato Grosso

Motociclista morre após carreta invadir pista na BR-163

Estabelecimento é notificado por forças de segurança e mais de 20 menores retirados do local

PM de Sorriso atende a três ocorrências envolvendo agressões a crianças e mulheres

Caminhoneiro perde o controle de veículo e atravessa a BR-163 em Sorriso; derrubou poste e atingiu dois carros

Sanfoneiro Juca emociona ouvintes da Sorriso FM com homenagem aos pais