Programa A Voz do Povo debate inclusão nas aulas de Educação Física da rede municipal

Os convidados ressaltaram que Sorriso oferece atividades físicas desde os 6 meses de idade e que o foco é garantir a participação de todos os estudantes, com adaptações que promovem convivência saudável e inclusiva nas escolas.

O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, abriu espaço nesta terça-feira (26) para tratar de um tema essencial: a inclusão nas escolas públicas municipais por meio da atividade física. Participaram da entrevista a secretária de Educação, Adriana Reichert, e os integrantes do CEMFOR (Centro Municipal de Formação), Ricardo Oliveira e Keti Semiguem.

Os convidados destacaram a importância de desenvolver atividades que envolvam todos os estudantes, desde o maternal — em Sorriso, as aulas de educação física são oferecidas a partir dos 6 meses de idade, um diferencial em relação a outras cidades. Segundo Ricardo Oliveira, as práticas esportivas são pensadas para a inclusão: “Além dos neurodivergentes, onde há uma variedade de situações, temos também os mais baixinhos, mais altos, mais gordinhos, e todos merecem a oportunidade de praticar atividade física”.

Atuação do CEMFOR

O trabalho do CEMFOR é preparar os professores de educação física da rede municipal para atuarem de forma sempre inclusiva, garantindo que todos os estudantes possam participar das atividades. A proposta é que, independentemente das dificuldades individuais, haja adaptações que assegurem a participação plena.

Convivência saudável

Durante a entrevista, a secretária Adriana Reichert destacou que a prática conjunta de atividades físicas com alunos neurodivergentes não traz prejuízo algum aos demais estudantes, muito pelo contrário: “Peço aos pais que perguntem aos seus filhos a respeito do tema, sem emitir opinião prévia. A maioria absoluta vai dizer que não há dificuldade em virtude desta prática conjunta”.

O debate reforçou que a inclusão não apenas beneficia os alunos com necessidades específicas, mas contribui para a formação de uma geração mais respeitosa, solidária e consciente.

Veja também

Seduc amplia Educação Profissional e Tecnológica com meta de 15 mil novas vagas até 2026

Programa A Voz do Povo destaca campanha Agosto Verde Claro e trabalho da ONG Cirinho Sorrindo

Ministério Público realiza cerimônia de repasse de recursos para projetos sociais em Sorriso

Suspeito de matar companheira em Sinop cita estudo de doutrina sobre “fim dos tempos” em depoimento

Força Tática de Sorriso recupera objetos furtados em poucas horas após o crime

Audiência sobre ação que apura suspeita de compra de votos em campanha de 2024 é adiada novamente em Sorriso