Programa MT Iluminado investiu R$ 179 mi e instalou 339 mil luminárias de LED

No total 132 municípios participaram do programa, firmando convênios com o Governo do Estado

Mato Grosso já instalou 339.731 novas luminárias de LED, por meio do programa MT Iluminado. As lâmpadas foram adquiridas pelo Governo do Estado, com o objetivo de modernizar o parque de iluminação pública de Mato Grosso, trazendo mais segurança e qualidade de vida para a população.

Os investimentos nas luminárias chegam a R$ 179,2 milhões. Elas são instaladas por meio de convênios firmados com as prefeituras, sendo que os municípios são responsáveis por apresentar os projetos e certidões e retirar as lâmpadas. Até o momento, o Estado já entregou 357.770 das 425.424 luminárias adquiridas.

As luminárias de LED adquiridas pelo Governo são o que há de mais moderno em tecnologia para iluminação pública. Elas são mais econômicas e eficientes, garantindo uma melhor iluminação com menor gasto energético.

No total, 132 municípios aderiram ao programa. Cuiabá (44.328 luminárias), Sinop (33.312), Várzea Grande (28.856), Sorriso (24.650) e Rondonópolis (20.684), são os municípios que mais receberam luminárias.

Mas, o MT Iluminado não está presente apenas nos grandes municípios. Araguainha (302 luminárias), Serra Nova Dourada (301) , Reserva do Cabaçal (200), Novo Santo Antônio (276) e Ponte Branca (290) – que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são os cinco menores municípios de Mato Grosso, também foram contemplados com o programa.

“Essa é uma característica da gestão Mauro Mendes e Otaviano Pivetta, de atender todos os municípios, independente do tamanho da população. O programa MT Iluminado não trata apenas de infraestrutura, ele é um programa que atende a segurança pública e o lazer dos mato-grossenses”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

As luminárias fornecidas têm potências de 50W, 100W, 150W e 200W, atendendo às diferentes necessidades de vias urbanas e áreas públicas. O programa MT Iluminado é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e a MT PAR.

Veja também

Coordenador da Guarda Municipal Márcio Pires fala sobre novas regras para ciclomotores, bikes e autopropilídos elétricos

Vereadora denuncia problemas estruturais na Arena Sorriso durante o programa A Voz do Povo

Contribuintes podem trocar pontos do Nota MT por desconto no IPVA 2026

PM resgata mulher mantida em cárcere privado, após pedir ajuda por bilhete em Lucas do Rio Verde

Homem é preso após tentar matar a família e ainda ameaçar policiais militares em Sorriso

Cinegrafista que atuou em Lucas do Rio Verde morre em acidente de moto