Jovens de 15 a 17 anos, que desejam trabalhar, podem se inscrever no projeto. Para participar, os adolescentes residentes em território atendido pelos CRAS devem procurar a equipe técnica para fazer a inscrição. Já os jovens que residem em áreas descobertas podem se inscrever na Secretaria Municipal de Assistência Social. As vagas são limitadas.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Jucélia Ferro, o projeto está sedo retomado com novidades, ampliando a abrangência, com turmas para os formandos do Projeto Luz da Manhã e para jovens dos bairros Jardim Amazonas e Rota do Sol atendidos pelo projeto Mãezinha do Céu. “O objetivo é garantir a inserção daqueles que podem estar vulneráveis ao trabalho infantil, no mercado de trabalho formal”, diz Jucélia.

Hoje (25), das 13 às 17 horas, a gestora do AEPETI, Milana Silvia Higino Mendes, promoverá uma capacitação com todas as equipes, para alinhamento e reestruturação do projeto para este ano.

Seja uma empresa parceira

Uma das etapas do projeto é a parceria com empresas que precisam inserir menor aprendiz em seus quadros de funcionários. Para isso, a Semas, por meio da equipe do AEPETI faz a sensibilização e o cadastro das empresas que queiram aderir ao projeto.

A Secretaria de Assistência Social conta com um banco de currículos de jovens formados no projeto em 2021, que estão aguardando uma oportunidade de trabalho. As empresas que tiverem interesse de contratar jovens aprendizes podem procurar a Secretaria. “Sem dúvida, é uma grande vantagem para os empresários a contratação de um menor aprendiz, pois esses adolescentes passam por um processo de qualificação e saem do projeto preparados para o mercado de trabalho”, reforça Milana.