Projeto Cidadão com Voz e Vez do MP Sorriso comemora hoje 4 anos

O promotor de Justiça, Dr. Márcio Florestan falou ao programa  A voz do Povo nesta sexta-feira (02-06). Na oportunidade respondeu a questionamentos vários sobre obras paralisadas que o MP tem acompanhado e sobre as quais está cobrando providências, bem como sobre a necessidade e importância de Sorriso ter um hospital municipal. Outro assunto tratado foi a falta de medicamentos na rede pública do município.
Dr. Márcio também falou sobre o projeto Cidadão com Voz e Vez, que hoje (04-06-2023) completa quatro anos. Sobre o projeto, o promotor encaminhou nota reproduzida a seguir. A entrevista pode ser conferida no vídeo da matéria.
Projeto Cidadão com Voz e Vez:
Uma das mais sublimes missões de que a Constituição Federal e o povo brasileiro investiram o Ministério Público constitui-se na defesa do regime democrático. A atuação do Ministério Público contribui para assegurar a lisura das eleições, principalmente por meio do combate ao abuso do poder político e econômico no processo eleitoral.
Além de trabalhar em prol da legitimidade e da legalidade do sufrágio universal, na defesa da democracia representativa, a Instituição reúne os predicados necessários para fomentar a consolidação dos instrumentos constitucionais e legais de democracia participativa, os quais aproximam a sociedade dos exercentes de mandatos eletivos e proporcionam o controle das decisões políticas e das atividades da administração pública.
A participação política não se dá apenas pelo exercício do voto ou da disputa pela titularidade de mandatos eletivos. Ela pressupõe também, por imperativo constitucional, que sejam garantidas variadas formas de o cidadão participar das escolhas sobre os gastos públicos, da elaboração e execução das leis orçamentárias, da formulação e controle de políticas públicas e da fiscalização da eficiência dos serviços públicos.
Essa participação transcende o momento do processo eleitoral e se materializa mediante a efetivação de mecanismos instituídos pela Constituição Cidadã de 88, com a utilização de instrumentos como os projetos de lei de iniciativa popular, as reivindicações apresentadas em audiências públicas, a atuação dos Conselhos de Direito, a participação da comunidade no processo legislativo orçamentário, o plebiscito, o referendo, a atuação dos conselhos consultivos e das ouvidorias e o funcionamento das associações de moradores.
Os instrumentos de democracia participativa propiciam o fortalecimento da democracia representativa, na medida em que permitem o contínuo envolvimento da sociedade e dos cidadãos nas decisões políticas e nas atividades da administração pública, além de constituírem eficiente mecanismo de tutela dos direitos das minorias.
Todavia, em que pese o seu potencial para o fortalecimento do sistema democrático, esses mecanismos de participação popular ainda não são suficientemente conhecidos e utilizados.
O Ministério Público, em função de sua vocação constitucional, pode e deve colaborar para que as formas de exercício da democracia participativa sejam mais conhecidas e aplicadas na vida cotidiana do povo brasileiro, de modo a aproximar cada vez mais os cidadãos da gestão pública,  dos assuntos de interesse da comunidade e do exercício das funções públicas pelos representantes eleitos. 
Democracia representativa e participativa são caminhos alinhados para que tenhamos uma sociedade mais justa, tolerante, pacífica e igualitária.
São esses os propósitos do Projeto Cidadãos e Cidadãs com voz e vez, que comemora hoje 4 anos de atuação.

Vídeo da notícia

Veja também

Força Tática de Sorriso recupera moto furtada e prende receptador

Corpo de Bombeiros registra três ocorrências de queda de árvore após chuva intensa em Sinop

STF suspende norma de Mato Grosso que criou emendas de bancada impositivas no estado

Sorriso: golpe aplicado por suposta organização criminosa gera prejuízo de R$ 1.400,00

Polícia Civil apreende arsenal durante cumprimento de buscas em Itanhangá

Polícia Militar flagra nova ação de tráfico no bairro Boa Esperança em Sorriso