Projeto de equoterapia “Sonho Meu” corre risco de encerrar atividades em Sorriso

Apesar de apoio público parcial, a unidade atende quase o triplo da capacidade financiada e enfrenta dificuldades para arcar com custos essenciais, como alimentação dos animais e manutenção da estrutura

O programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira (08), nos estúdios da Sorriso FM, a fundadora e gestora do projeto Sonho Meu, Joeli Gomes. Atuando há 13 anos em Sorriso com atendimentos por meio da equoterapia, o projeto enfrenta uma das piores crises de sua história e corre sério risco de encerrar as atividades.

Apesar do apoio público que financia parte da equipe profissional — com recursos suficientes para o atendimento de 50 pessoas, atualmente o projeto acolhe 140 usuários, muitos deles com graves limitações motoras e cognitivas. Além da folha de pagamento parcial, os custos operacionais são altos. A unidade abriga 12 cavalos e outros animais, fundamentais para os atendimentos, que consomem cerca de R$ 6 mil mensais apenas em ração. Segundo Joeli, o projeto recentemente perdeu o patrocínio responsável por esse custeio, agravando ainda mais a situação financeira.

As instalações também exigem manutenção constante. Fiscais que visitaram o local recomendaram a construção de dois novos banheiros próximos à piscina, além de melhorias no sistema de aquecimento da água, essencial para os atendimentos terapêuticos realizados ali.

Durante a entrevista, mães emocionadas relataram os impactos diretos do projeto na vida de seus filhos. Benedita de Jesus, mãe de uma menina de cinco anos com dificuldades motoras, foi categórica: “Com este serviço, é de 95% a chance dela voltar a andar. Sem ele, é zero.” Já Renata Conceição Roque, mãe de um menino autista que precisa de atendimento de nível 2, contou que o abraço que recebe hoje do filho é fruto do progresso obtido com a equoterapia.

A gestora Joeli Gomes fez um apelo à comunidade, empresas e poder público para que ajudem a manter o projeto ativo: “A demanda é crescente e a transformação na vida dessas famílias é real. Mas, sem apoio, não teremos como continuar.”

O Projeto Sonho Meu é um dos poucos na região a oferecer equoterapia com estrutura e equipe técnica especializada, sendo referência para famílias que buscam esperança em tratamentos complementares e humanizados.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Adoção foi tema de entrevista especial ao programa A Voz do Povo

“Quem não é mãe não conhece o amor de verdade”, diz Karol Ficagna ao programa A Voz do Povo

Projeto de habitação com mais de mil apartamentos começa a sair do papel em Sorriso

Mulher é vítima de feminicídio em Sorriso; 12 facadas desferidas pelo companheiro

Prefeitura de Sorriso não terá expediente na segunda (12) e terça-feira (13)

Delegacia de Sorriso registra várias ocorrências de estelionato após WhatsApp clonado