Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

O Projeto Mãos e Obras, iniciativa que vem transformando realidades na regional MT1 desde 2022, chega a Sorriso pela primeira vez com um programa especialmente desenvolvido para capacitar mulheres da região. Idealizado pelo Instituto Aegea e promovido pela concessionária Águas de Sorriso, o projeto visa oferecer oportunidades de qualificação para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas unidades Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Domingos e Praça do Céu.

Com um foco específico no ofício de bombeira hidráulica – encanadora profissional, o projeto aborda temas como o uso consciente da água, noções de saneamento básico e apresentação das principais ferramentas de medição e leitura. A iniciativa busca não apenas capacitar as participantes em uma profissão demandada, mas também empoderá-las como empreendedoras.

Serão oferecidas 20 vagas com inscrições gratuitas, que podem ser realizadas na sede do CRAS São Domingos, com prazo de 15 de abril a 15 de maio. Os interessados devem apresentar documentos pessoais para se inscrever. O curso terá uma carga horária total de 40 horas, divididas em encontros diários de quatro horas, combinando aulas teóricas e práticas.

Além do aprendizado técnico, as participantes terão aulas sobre Microempreendedor Individual (MEI), Educação Financeira e Marketing Digital, proporcionando conhecimentos essenciais para a gestão de um pequeno negócio.

Polyana Cristiny Farias da Rosa, Analista de Responsabilidade Social da Águas de Sorriso, destaca a importância do projeto: “O Projeto Mãos e Obras é uma demonstração de talento, coragem e liderança, com impacto positivo na comunidade onde é realizado. As mulheres capacitadas não apenas oferecem serviços especializados, mas também se envolvem em iniciativas de conscientização e educação sobre questões relacionadas à água e ao saneamento básico, inspirando outras mulheres a seguirem seus passos.”

O projeto, elaborado por mulheres colaboradoras da concessionária, visa formar outras mulheres para o mercado de trabalho. Durante as aulas práticas, será montado um protótipo de instalação hidráulica residencial, permitindo às participantes conhecer todo o processo de ligação de água em uma residência.

Ao concluir o curso, as participantes receberão um kit contendo ferramentas e peças essenciais para a realização de pequenos reparos residenciais, proporcionando-lhes uma base sólida para iniciar suas carreiras.

Cida Viveiros, Coordenadora de Responsabilidade Social, ressalta a importância da capacitação para a inclusão das mulheres no mercado de trabalho: “Participar da ação é uma oportunidade para essas mulheres estarem prontas para o mercado e participarem de processos seletivos e ocuparem cargos na área de bombeira hidráulica.”

O Projeto Mãos e Obras não apenas capacita as mulheres para realizar obras de reparos em suas próprias casas e vizinhança, mas também impulsiona a economia local, fornecendo novas profissionais capacitadas. Alinhado à Política de Investimento Social e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o projeto contribui para a qualificação das obras intradomiciliares, reduzindo o risco de vazamentos de água e, consequentemente, ajudando a evitar problemas como a inadimplência nas contas de serviços.

Para mais informações sobre o Projeto Mãos e Obras em Sorriso, entre em contato com a Águas de Sorriso ou visite o CRAS São Domingos durante o período de inscrições.

SERVIÇO

Inscrições abertas do Projeto Mãos e Obras em Sorriso

Público-alvo – mulheres atendidas no CRAS São Domingos e Praça do Céu

Vagas – 20 (vinte)

Período de inscrição – de 15 de abril a 15 de maio

Local da inscrição – Cras São Domingos (Rua Santa Luzia, 230, Bairro São Domingos)

Deve levar para se inscrever – os documento pessoais

Valor – gratuito

Data da capacitação – a definir

Contato para dúvidas – (66) 99944-1982 – Polyana Rosa, Analista de Responsabilidade Social da Águas de Sorriso

 

Veja também

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic

Banda Fanfarra do Sorriso Hornets retoma as atividades com ensaios e dedicação

Aeroportos: Super feriado coloca quase 300 voos extras no ar

Feriado: bancos fecham nesta sexta e só reabrem na próxima terça-feira

Os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários

Governo de MT assina ordem de serviço para construção de ponte de 561 metros