Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

O Projeto Mãos e Obras, iniciativa que vem transformando realidades na regional MT1 desde 2022, chega a Sorriso pela primeira vez com um programa especialmente desenvolvido para capacitar mulheres da região. Idealizado pelo Instituto Aegea e promovido pela concessionária Águas de Sorriso, o projeto visa oferecer oportunidades de qualificação para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas unidades Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Domingos e Praça do Céu.

Com um foco específico no ofício de bombeira hidráulica – encanadora profissional, o projeto aborda temas como o uso consciente da água, noções de saneamento básico e apresentação das principais ferramentas de medição e leitura. A iniciativa busca não apenas capacitar as participantes em uma profissão demandada, mas também empoderá-las como empreendedoras.

Serão oferecidas 20 vagas com inscrições gratuitas, que podem ser realizadas na sede do CRAS São Domingos, com prazo de 15 de abril a 15 de maio. Os interessados devem apresentar documentos pessoais para se inscrever. O curso terá uma carga horária total de 40 horas, divididas em encontros diários de quatro horas, combinando aulas teóricas e práticas.

Além do aprendizado técnico, as participantes terão aulas sobre Microempreendedor Individual (MEI), Educação Financeira e Marketing Digital, proporcionando conhecimentos essenciais para a gestão de um pequeno negócio.

Polyana Cristiny Farias da Rosa, Analista de Responsabilidade Social da Águas de Sorriso, destaca a importância do projeto: “O Projeto Mãos e Obras é uma demonstração de talento, coragem e liderança, com impacto positivo na comunidade onde é realizado. As mulheres capacitadas não apenas oferecem serviços especializados, mas também se envolvem em iniciativas de conscientização e educação sobre questões relacionadas à água e ao saneamento básico, inspirando outras mulheres a seguirem seus passos.”

O projeto, elaborado por mulheres colaboradoras da concessionária, visa formar outras mulheres para o mercado de trabalho. Durante as aulas práticas, será montado um protótipo de instalação hidráulica residencial, permitindo às participantes conhecer todo o processo de ligação de água em uma residência.

Ao concluir o curso, as participantes receberão um kit contendo ferramentas e peças essenciais para a realização de pequenos reparos residenciais, proporcionando-lhes uma base sólida para iniciar suas carreiras.

Cida Viveiros, Coordenadora de Responsabilidade Social, ressalta a importância da capacitação para a inclusão das mulheres no mercado de trabalho: “Participar da ação é uma oportunidade para essas mulheres estarem prontas para o mercado e participarem de processos seletivos e ocuparem cargos na área de bombeira hidráulica.”

O Projeto Mãos e Obras não apenas capacita as mulheres para realizar obras de reparos em suas próprias casas e vizinhança, mas também impulsiona a economia local, fornecendo novas profissionais capacitadas. Alinhado à Política de Investimento Social e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o projeto contribui para a qualificação das obras intradomiciliares, reduzindo o risco de vazamentos de água e, consequentemente, ajudando a evitar problemas como a inadimplência nas contas de serviços.

Para mais informações sobre o Projeto Mãos e Obras em Sorriso, entre em contato com a Águas de Sorriso ou visite o CRAS São Domingos durante o período de inscrições.

SERVIÇO

Inscrições abertas do Projeto Mãos e Obras em Sorriso

Público-alvo – mulheres atendidas no CRAS São Domingos e Praça do Céu

Vagas – 20 (vinte)

Período de inscrição – de 15 de abril a 15 de maio

Local da inscrição – Cras São Domingos (Rua Santa Luzia, 230, Bairro São Domingos)

Deve levar para se inscrever – os documento pessoais

Valor – gratuito

Data da capacitação – a definir

Contato para dúvidas – (66) 99944-1982 – Polyana Rosa, Analista de Responsabilidade Social da Águas de Sorriso

 

Veja também

5ª loja Martinello é inaugurada no centro de Sorriso

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas e o número de desaparecidos chega a 60

Motoristas têm até 29 de maio para pagar IPVA 2024 com desconto de 10%

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Prefeitura e repartições municipais de Sorriso não terão expediente no feriado do Dia do Trabalhador