Projeto MOVE_MT vai impulsionar a economia criativa de Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), se une ao Oi Futuro para alavancar a economia criativa do estado com o projeto MOVE_MT, lançado na manhã desta quarta-feira (05.05). 

Dividido em duas etapas, o MOVE_MT vai oferecer quatro workshops gratuitos para 200 empreendedores mato-grossenses e um ciclo de seis meses de aceleração, com formação, intercâmbio e mentorias para 30 negócios selecionados por meio de edital público. 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, a parceria com o Oi Futuro surgiu de uma visita técnica ao instituto, no Rio de Janeiro (RJ), culminando na solicitação de uma proposta de cocriação do projeto.

“Conhecemos a estrutura, a metodologia e os resultados de sucesso do instituto e identificamos que um trabalho conjunto poderia trazer benefícios à economia criativa do estado. Esperamos que o máximo de empreendedores aproveitem essa oportunidade de desenvolver o seu projeto ou seu negócio com a expertise do Oi Futuro e Labora. Temos a chance de projetar Mato Grosso para o restante do país e do mundo, mostrando que aqui também fazemos inovação”, explica Keiko.

Workshops Coletivos

Na primeira etapa do projeto, empreendedores da economia criativa de todo o estado podem se inscrever para participar dos workshops coletivos e gratuitos que serão realizados por meio de plataformas digitais. As oficinas abordarão temas de gestão, economia criativa, inovação e tecnologia. 

O objetivo é contribuir para a formação e a experiência dos empreendedores e promover networking no setor de impacto sociocultural do estado. O primeiro workshop do projeto acontece no dia 26 de maio e as inscrições podem ser feitas AQUI

Aceleração de Negócios Criativos e de Impacto Sociocultural

Na segunda etapa, o MOVE_MT vai selecionar até 30 iniciativas de Mato Grosso para participar do ciclo de aceleração que inclui mais de 2.500 horas de formação e mentoria, além de um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, após a pandemia. 

Por meio de edital público, podem participar empreendedores que atuem no Mato Grosso e tenham negócios com ou sem fins lucrativos. As iniciativas devem ser nos segmentos: Mundo das Artes (artes visuais e cênicas, audiovisual, música, literatura, fotografia, artesanato, biblioteca, museus e galerias, patrimônio material e imaterial, cultura popular e tradicional); Negócios Digitais (startup, fablab, mídia digital, software, novas mídias); e Criação Funcional (arquitetura e urbanismo, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo). 

O edital prevê até R$ 257 mil reais em premiações repartidas entre os participantes por meio de bancas de avaliação com especialistas ao longo do ciclo de aceleração. O objetivo é que as premiações impulsionem a evolução dos negócios e projetos. 

Na banca final, os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração poderão ganhar também um intercâmbio no Lab Oi Futuro para conhecer o ambiente de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora. 

No final do projeto, o Oi Futuro e a Secel-MT reunirão toda a experiência do MOVE_MT em um e-book que será publicado e disponibilizado gratuitamente. 

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimula e conecta indivíduos, organizações e redes para a construção de um futuro com mais inclusão e diversidade. 

Na Inovação Social, o Oi Futuro criou o Labora, laboratório dedicado à conexão e ao fortalecimento de empreendedores, negócios e organizações comprometidos com o impacto social. 

O Labora é um ambiente de aprendizagem, criação e articulação e oferece ciclos de aceleração para startups e organizações sociais selecionados por editais públicos, além de uma agenda contínua de mentorias, workshops, cursos, seminários e palestras para o público em geral. Desde 2017, foram 83 negócios e organizações acelerados, com cerca de 500 empreendedores impactados diretamente em seis ciclos de aceleração.

Sobre a Secel-MT

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é responsável por promover políticas públicas de fomento e democratização de acesso às manifestações culturais e esportivas em Mato Grosso. 

Com o Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa (MT Criativo), a pasta estadual busca fortalecer os setores criativos como uma estratégia de diversificação da matriz econômica mato-grossense. O programa lançado em 2015 já impactou direta e indiretamente aproximadamente 40 mil empreendedores criativos por meio de variadas ações, como a realização e apoio a encontros e eventos de network, editais públicos, maratonas de negócios, palestras, oficinas, consultorias e feiras.     

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região