Projeto obriga concessionária a fotografar medidor de luz e água em Mato Grosso

O deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL) apresentou na última semana o Projeto de Lei nº 30/2021 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A proposta busca dar transparência para os consumidores e, de acordo com o texto, será obrigatório que as concessionárias prestadoras do serviço de fornecimento de energia elétrica e de saneamento no estado de Mato Grosso tragam impressa na fatura ou em folha anexa a fotografia do equipamento de aferição no momento da leitura do consumo, correspondente ao período faturado.

O parlamentar tem o intuito de combater os abusos cometidos pelas concessionárias de energia elétrica e de saneamento. “Essa proposta exposta no projeto de lei ajudará a coibir certas abusividades, uma vez que em muitos casos as faturas possuem valor incoerente ou estimado do uso doméstico ou estabelecimento comercial, ressaltou Elizeu Nascimento.

Cabe ao Poder Público a obrigação de proteger o consumidor e proporcionar meios para que todos os direitos sejam efetivamente assegurados, sendo notória a competência concorrente do Estado sobre esta matéria.

Veja também

PL Mulher se prepara para receber Michele Bolsonaro em Sorriso

Michelle Bolsonaro participará de encontro de lideranças femininas da direita em Sorriso

Governo de Mato Grosso terá orçamento de R$ 40 bilhões em 2026

Mauro Mendes inaugura escolas e recebe novas demandas em visita a Sorriso

Governo de Mato Grosso institui Política de Dados Abertos para fortalecer transparência e controle social

Mato Grosso não terá novas cadeiras para deputados federais e estaduais