Projeto oferecerá acolhimento socioemocional no âmbito escolar

Dominar o processo de aprendizagem em sala de aula e intermediar conflitos diários já são consideradas tarefas desafiadoras para qualquer professor. Porém, o atual cenário apresenta ainda mais desafios tanto a este profissional quanto aos alunos, que tiveram sua rotina alterada nos últimos tempos em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

O momento traz ao âmbito escolar um grande desafio: como contribuir para a saúde mental e o equilíbrio emocional dos professores e estudantes. Cientes do impacto do período e da importância desse cuidado para que o processo de ensino e aprendizagem continue fluindo, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) está implantando em Sorriso o projeto “Fortalecendo Sonhos”.

De acordo com o psicólogo Umberto Pelisser, coordenador da Educação Especial e responsável pelo projeto, a intenção é oferecer acolhimento à professores e alunos da rede municipal de ensino que estejam enfrentando algum problema emocional decorrente da pandemia. “Sabemos que o esgotamento mental e físico decorrente do trabalho já acomete profissionais da educação há anos. Porém, percebemos que os desafios impostos pela pandemia têm aumentado ou agravado esses casos e vários professores estão passando por problemas de transtornos de ansiedade e pânico, que podem estar relacionados à mudança de rotina, ao distanciamento social, decorrentes de experiências traumáticas de perdas de entes queridos; ou ainda envolvendo insegurança e medo. Todas essas situações contribuem para que esses sintomas se agravem”, explica.

Segundo Umberto, o projeto será realizado por duas psicólogas da Semec que iniciarão na próxima semana visitas às unidades escolares para o levantamento de demandas junto às equipes gestoras. “Faremos um trabalho de acolhimento individual, conforme a necessidade, oportunizando que externalizem suas emoções para que possamos cuidar da saúde mental e do bem-estar de nossos professores e alunos que estejam enfrentando esse tipo de situação”, complementa.

Para a secretária da pasta, Lúcia Drechsler, neste momento que vivemos, a educação precisa ser repensada e o “Fortalecendo Sonhos” traz uma nova forma de ver o professor e o aluno dentro do contexto escolar. “Sabemos que o processo de pandemia afetou sobremaneira a rotina escolar, e a importância do cuidado com os educadores é cada vez maior, pois muito do aprendizado está ligado às emoções e se o educador não estiver bem, ele não conseguirá desempenhar seu papel. Da mesma forma, nossos alunos também precisam de atenção especial, para que os efeitos da pandemia sejam os menos prejudiciais possíveis ao seu desenvolvimento emocional e educacional”, garante.

Elaboração de cartilha de atenção psicossocial é sugerida por parlamentar

Em meio a tantos desafios, essa preocupação também é vista pelos parlamentares de Sorriso. Por meio de indicação ao Poder Executivo, subscrita pelos demais edis, o vereador Acacio Ambrosini está sugerindo à Prefeitura a elaboração de uma cartilha de atenção psicossocial para ser distribuída nas escolas municipais de Sorriso. 

De acordo com a propositura, o material, com orientações e aspectos referentes à saúde mental e à atenção psicossocial de crianças no contexto da pandemia, teria como público-alvo os profissionais da educação e traria informações sobre comportamentos e sinais de que a criança pode estar desenvolvendo algum tipo de transtorno. “Nosso projeto vem ao encontro da sugestão do parlamentar, que tem um olhar bastante atento para esta questão. Vamos unir ideias e esforços no sentido de realizar um trabalho bem focado em minimizar ao máximo os efeitos dessa crise imposta à educação como um todo”, define a gestora.

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