O Bombeiros do Futuro é desenvolvido pela 10° Companhia Independente Bombeiros Militar de Sorriso (CIBM) Alves Daroit em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Ari Lafin; primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro; o comandante da Companhia, capitão Eraldo das Neves Moura; o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa, José Carlos Moura; o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Jorge Almeida; o vereador Celso Kozak; a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Joeli Gomes da Silveira Machado; e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Tatiane de Barros Ramalho.

Em sua fala, Jucélia elogiou o trabalho que vem sendo realizado com as crianças e adolescentes, resultado da parceria entre a Secretaria de Assistência Social, que dá apoio ao projeto com aporte financeiro para aquisição de uniformes, logística e alimentação, e o Corpo de Bombeiros, que fornece toda a estrutura de pessoal e pedagógico. “Essa união de forças faz com que consigamos levar noções importantes à vida dessas crianças, como civismo e resgate de valores. Acreditamos muito que trabalhar com a prevenção é a melhor maneira de transformar vidas e garantir um futuro melhor”, destacou.

Com aulas aos sábados, durante quatro meses, os integrantes do projeto recebem orientações sobre diversas temáticas, como noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, nós e amarrações, sexualidade, educação ambiental, consumo racional de energia elétrica, boas maneiras, educação para o trânsito, entre outras.

“Estamos muito felizes que mais uma edição do projeto se encerra. Sabemos que durante este período eles aprenderam muito sobre hierarquia, disciplina, primeiros-socorros e mudanças de comportamento. É muito gratificante e perceptível a mudança na vida dessas crianças e adolescentes”, frisou o comandante, destacando que, mesmo com efetivo reduzido, abrirão inscrições para a turma do segundo semestre.