Projeto Sorriso Banguelo leva alegria a pacientes internados na UPA de Sorriso

Neste domingo, 23 de julho, o grupo “Sorriso Banguelo” realizou uma visita especial à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, proporcionando doses de alegria e confiança para os pacientes internados. Essa iniciativa, que ocorre a cada 15 dias, tem como proposta utilizar o humor como ferramenta de cura e proporcionar momentos de descontração e bem-estar aos pacientes hospitalizados.

A equipe de voluntários, comprometidos em levar e despertar sorrisos, é liderada por Edenir Wolff, e a visita é marcada por calor humano e momentos terapêuticos. O diretor administrativo da UPA, Wesley Romão, enfatiza a importância dessas ações, destacando que as visitas do grupo “Sorriso Banguelo” têm um efeito positivo no ânimo dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, baseado em estudos que comprovam o impacto positivo das interações alegres em ambientes hospitalares.

O projeto “Sorriso Banguelo” nasceu há cerca de um ano e cinco meses, fruto da vontade de um grupo de amigos que desejava fazer mais pelos pacientes acamados. Edenir Wolff, juntamente com Célia, Helder, Maria e Josi, deu início a essa iniciativa que, desde então, se expandiu. Vinte voluntários participaram de uma capacitação em setembro de 2022 com Alexandre Penha, palhaço e ator profissional paranaense especializado em atuar em hospitais e asilos. Em maio de 2023, mais 12 pessoas foram capacitadas com o Júnior do Sorriso de Cuiabá (Só Ria).

Atualmente, o grupo conta com 15 voluntários atuando ativamente. Além das visitas à UPA Sara Akemi Ichicava a cada 15 dias, o projeto estende sua ação ao Lar de Idosos Dona Francisca em Vera, onde 12 idosos recebem a visita dos voluntários, proporcionando momentos de leveza, abraços e recordações da infância, trazendo carinho para quem vive ali.

Edenir destaca que a gratificação de atuar no projeto é ainda maior para os voluntários do que para aqueles que recebem a visita. Ao ver o sorriso se abrir nos rostos dos pacientes e presenciar a oportunidade de viver um momento de felicidade, os voluntários são recompensados com o amor e o carinho que recebem em troca.

Para quem deseja conhecer mais sobre o projeto ou integrar a equipe de voluntários, basta pesquisar pelas redes sociais @projetosorrisobanguelo. O grupo “Sorriso Banguelo” continua espalhando alegria e esperança, demonstrando o poder transformador do humor e da solidariedade em ambientes hospitalares e asilos.

galeria de imagens

Veja também

Exposição “Esculturas, Desenvolvimento e Turismo” promete revelar novos olhares sobre Sorriso

Talentos em Destaque: Faces Sorriso 2022 Promove Festival de Artes Cênicas

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras