Projeto Sorriso Banguelo leva alegria a pacientes internados na UPA de Sorriso

Neste domingo, 23 de julho, o grupo “Sorriso Banguelo” realizou uma visita especial à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, proporcionando doses de alegria e confiança para os pacientes internados. Essa iniciativa, que ocorre a cada 15 dias, tem como proposta utilizar o humor como ferramenta de cura e proporcionar momentos de descontração e bem-estar aos pacientes hospitalizados.

A equipe de voluntários, comprometidos em levar e despertar sorrisos, é liderada por Edenir Wolff, e a visita é marcada por calor humano e momentos terapêuticos. O diretor administrativo da UPA, Wesley Romão, enfatiza a importância dessas ações, destacando que as visitas do grupo “Sorriso Banguelo” têm um efeito positivo no ânimo dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, baseado em estudos que comprovam o impacto positivo das interações alegres em ambientes hospitalares.

O projeto “Sorriso Banguelo” nasceu há cerca de um ano e cinco meses, fruto da vontade de um grupo de amigos que desejava fazer mais pelos pacientes acamados. Edenir Wolff, juntamente com Célia, Helder, Maria e Josi, deu início a essa iniciativa que, desde então, se expandiu. Vinte voluntários participaram de uma capacitação em setembro de 2022 com Alexandre Penha, palhaço e ator profissional paranaense especializado em atuar em hospitais e asilos. Em maio de 2023, mais 12 pessoas foram capacitadas com o Júnior do Sorriso de Cuiabá (Só Ria).

Atualmente, o grupo conta com 15 voluntários atuando ativamente. Além das visitas à UPA Sara Akemi Ichicava a cada 15 dias, o projeto estende sua ação ao Lar de Idosos Dona Francisca em Vera, onde 12 idosos recebem a visita dos voluntários, proporcionando momentos de leveza, abraços e recordações da infância, trazendo carinho para quem vive ali.

Edenir destaca que a gratificação de atuar no projeto é ainda maior para os voluntários do que para aqueles que recebem a visita. Ao ver o sorriso se abrir nos rostos dos pacientes e presenciar a oportunidade de viver um momento de felicidade, os voluntários são recompensados com o amor e o carinho que recebem em troca.

Para quem deseja conhecer mais sobre o projeto ou integrar a equipe de voluntários, basta pesquisar pelas redes sociais @projetosorrisobanguelo. O grupo “Sorriso Banguelo” continua espalhando alegria e esperança, demonstrando o poder transformador do humor e da solidariedade em ambientes hospitalares e asilos.

galeria de imagens

Veja também

SES alerta população sobre importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

Secel garantiu execução do pacote de 14 editais da Lei Paulo Gustavo para cultura em MT

Novos gestores assumem liderança dos Consórcios do Vale do Teles Pires

Associação de Mulheres que apoiam mulheres organiza evento alusivo ao Janeiro Branco

Grande público celebra a chegada de 2025 no Show da Virada em Sorriso

Sorriso: Show da Virada terá transmissão ao vivo pelo Canal 3.1 e redes sociais da Prefeitura