Dr. Luiz Fernando Pipino também confirmou o julgamento do réu da chacina que matou quatro mulheres, previsto para agosto
O promotor da 2ª Vara Criminal de Sorriso, Dr. Luiz Fernando Pipino, participou do programa A Voz do Povo nesta quinta-feira (03), onde fez uma avaliação positiva do trabalho do Tribunal do Júri no primeiro semestre de 2025. Segundo ele, a atuação tem sido eficaz e novas sessões importantes estão previstas para o segundo semestre, com destaque para o julgamento de Gilberto, réu acusado da chacina que vitimou quatro mulheres em Sorriso, marcado para o dia 7 de agosto.
Durante a entrevista, o promotor também apresentou um panorama da violência letal no município nos últimos anos, ressaltando a expressiva queda nos homicídios em 2025. Foram registrados apenas 10 homicídios no primeiro semestre, sem nenhum feminicídio, uma redução significativa em comparação aos anos anteriores, especialmente ao período crítico da chamada “guerra de facções”, iniciada em 2022.
Dr. Pipino lembrou que em 2020 e 2021 Sorriso teve 30 homicídios por ano, com três feminicídios em cada período. Já em 2022, com o agravamento da disputa entre grupos criminosos, o número saltou para 71 homicídios, com um feminicídio. Em 2023, foram 75 homicídios, incluindo cinco feminicídios — ano em que ocorreu a chacina da mãe e três filhas, cujo julgamento também está previsto para agosto. Em 2024, o município registrou 59 homicídios e um feminicídio.
O promotor ainda destacou dados do Observatório Caliandra, que acompanha casos de feminicídio em Mato Grosso, revelando que mais de 70% das vítimas foram assassinadas dentro de suas casas. Ao final da entrevista, também reforçou a importância das condenações por crimes de trânsito como forma de prevenção e justiça.
Veja a entrevista no vídeo.