Promotor envia 17 propostas ao 11º Conferência Municipal de Assistência Social de Sorriso

As sugestões, apresentadas pelo promotor Dr. Márcio Florestan Berestinas, abrangem desde acolhimento de longa permanência e aluguel social até expansão de CRAS, moradias populares, cursos para jovens e reforço da vigilância socioassistencial.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) foi oficialmente convidado a participar da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Sorriso, cujo tema é “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Em resposta, a equipe da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso, liderada pelo promotor Dr. Márcio Florestan Berestinas, encaminhou um conjunto de 17 sugestões para nortear as discussões e fortalecer as políticas de assistência social no município.

Entre as propostas apresentadas destacam‑se:

  • Moradia e acolhimento: criação de serviço de acolhimento de longa permanência (I); construção de dois novos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (II); instituição de benefício de aluguel social equivalente a um salário mínimo, por seis meses, prorrogáveis por igual período (III); e planos individuais de superação da situação de rua, com oferta de aluguel social, atendimento em CAPS, vagas de trabalho e condicionantes socialmente relevantes (IV).

  • Juventude e educação: intervenção precoce do CRAS em casos de registros de recém‑nascidos apenas em nome da mãe (V); estratégias para reduzir a evasão escolar no ensino médio (VI); cursos profissionalizantes para jovens de 14 a 17 anos (VII); e programas de aprendizagem vinculados ao potencial econômico local (VIII).

  • Expansão de infraestrutura SUAS: construção de dois novos CRAS – um no Rota do Sol e outro no Jardim Amazonas (IX); ampliação de moradias (apartamentos com áreas de lazer) em bairros centrais (X); obrigatoriedade de destinar 15% das áreas de novos loteamentos a equipamentos urbanos e habitação social (XI); e replicação de espaços de convivência, como a pista de bicicleta da praça do Bairro Bom Jesus (XII).

  • Fortalecimento de serviços: abertura de cursos preparatórios para o ENEM (XIII); ampliação da vigilância socioassistencial (XIV); majoração da diária na Casa de Passagem (XV); construção de um albergue noturno (XVI); e implantação de ao menos dois restaurantes populares (XVII).

Dr. Márcio Florestan Berestinas enfatizou que “a conferência é um momento crucial de diálogo entre gestores, trabalhadores do SUAS e a sociedade civil para avaliar conquistas, enfrentar desafios e definir metas que garantam mais proteção social a quem mais precisa”. Ele conclamou a população sorrisense a participar ativamente dos debates, lembrando que as propostas encaminhadas pela 3ª Promotoria servirão de subsídio para o relatório final, a ser encaminhado às instâncias estadual e nacional.

Vídeo da notícia

Veja também

Instalação artística “Estamos em Obras” propõe reflexão decolonial em Sorriso

Associação Anjos de Patas reforça trabalho de resgate animal e convida para feira de adoção neste sábado em Sorriso

A Voz do Povo destaca Festival da Picanha; evento acontece domingo (12)

Vacina contra a gripe já está disponível em todas as unidades de saúde para grupos de risco em Sorriso

Nova lei permite adoção de pontos de ônibus com espaço para publicidade em Sorriso

Seduc abre inscrições para o SuperChef da Educação 2026; concurso vai premiar melhores receitas com até R$ 9 mil