Promotoria de Justiça de Sorriso instaura Procedimento Administrativo para cumprimento da Lei Estadual do Livro e da Leitura

A 3ª Promotoria de Justiça de Sorriso, responsável também por Ipiranga do Norte, deu início a um Procedimento Administrativo com o objetivo de fiscalizar e promover o cumprimento da Lei Estadual 11.820/2022, que instituiu o Plano Estadual do Livro, da Leitura, da Literatura e da Biblioteca de Mato Grosso.

No último dia 16, o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas conduziu uma reunião crucial com representantes da área da educação do município de Sorriso. O encontro teve como pauta principal a discussão das medidas necessárias para o cumprimento efetivo da normativa estadual. Na próxima semana, será a vez de dialogar com os representantes de Ipiranga do Norte.

Dentre as sugestões apresentadas durante a reunião, destaca-se a elaboração do Plano Municipal de Livro e Leitura, alinhado tanto aos planos nacional quanto estadual. Além disso, foi debatida a definição e alocação de recursos orçamentários municipais para garantir a aquisição anual de obras da Literatura Mato-Grossense, bem como o cumprimento das demais diretrizes previstas no plano estadual.

Outras propostas incluem a construção de uma biblioteca na zona leste de Sorriso e a contratação de mais um profissional bibliotecário para a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Adicionalmente, foi discutida a possibilidade de realizar anualmente concursos de poesias, contos e crônicas, a partir de 2025, com premiações aos vencedores, e a implementação de uma campanha anual para promover a leitura de obras de escritores mato-grossenses.

O promotor de Justiça ressaltou ainda a importância de eventos anuais voltados aos escritores do município, bem como a criação dos Jogos Florais anuais, incluindo concursos de declamação de poesia.

Segundo Berestinas, o Plano Estadual do Livro, da Leitura, da Literatura e da Biblioteca de Mato Grosso estabelece cinco eixos fundamentais: democratização e ampliação do acesso ao livro; fomento à leitura e à formação de mediadores de leitura; valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; e desenvolvimento da economia do livro e literatura.

O Procedimento Administrativo representa um importante passo na promoção da cultura, da educação e do acesso ao conhecimento em Mato Grosso, demonstrando o comprometimento das autoridades locais em garantir a efetiva implementação das políticas públicas voltadas para a promoção do livro e da leitura.

Veja também

Coordenador da Guarda Municipal Márcio Pires fala sobre novas regras para ciclomotores, bikes e autopropilídos elétricos

Vereadora denuncia problemas estruturais na Arena Sorriso durante o programa A Voz do Povo

Programa MT Iluminado investiu R$ 179 mi e instalou 339 mil luminárias de LED

Contribuintes podem trocar pontos do Nota MT por desconto no IPVA 2026

PM resgata mulher mantida em cárcere privado, após pedir ajuda por bilhete em Lucas do Rio Verde

Homem é preso após tentar matar a família e ainda ameaçar policiais militares em Sorriso